Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pressão cresce, direção identifica erros e avalia trabalho de Abel Braga

Diretoria identificou falhas - dentro e fora de campo - e trabalha junto com a comissão técnica por soluções, ao mesmo tempo que avalia o trabalho de Abel Braga

Abel Braga no comando do Flamengo: são 15 vitórias, cinco empates e quatro derrotas (Foto: Celso Pupo/Fotoarena)
Escrito por

O Flamengo está a seis dias da partida mais importante do primeiro semestre, vive clima de enorme pressão e a direção está atrás de soluções para erros identificados, em conjunto com a comissão técnica, desde janeiro. Ao mesmo tempo, o trabalho de Abel Braga segue sendo avaliado pela cúpula de futebol, assim como sua continuidade. Ainda que a derrota para o Internacional tenha aumentado a insatisfação com o futebol apresentado pelo time, uma mudança antes do confronto com o Peñarol, em Montevidéu, segue sendo improvável.

O Rubro-Negro, líder do Grupo D, precisa de um empate no Uruguai para ir às oitavas de final da Copa Libertadores. Apesar do rendimento da equipe não agradar por completo, o entendimento é que uma mudança não garantirá essa melhora - e a consequente classificação -, além de que, por conhecer o grupo, é Abel quem pode conseguir tirar o máximo do time diante do Peñarol na próxima semana.

A avaliação sobre o trabalho do treinador, por sua vez, é algo feito de maneira natural pelo cúpula de futebol formada pelo presidente Rodolfo Landim, assim como acontece com profissionais do departamento de futebol e outras áreas.

A avaliação de momento é que de houve erros e acertos no comando entre janeiro e maio, os quais são tratados internamente pela direção da Gávea.

Antes de "decidir a vida" na Libertadores, o Flamengo visita o São Paulo, no Morumbi, no próximo domingo. O jogo é válido pela terceira rodada do BR-19.

CLASSIFICAÇÃO PODE ALIVIAR PRESSÃO

Se o resultado vier e o Flamengo avançar às oitavas de final da Libertadores, a pressão sobre Abel Braga, jogadores e diretoria vai diminuir. O retrospecto recente na Copa e as chances desperdiçadas pelo time em garantir a vaga de maneira antecipada aumentaram as cobranças e a expectativa sobre o jogo.

As oitavas de final da Libertadores serão disputadas apenas em julho. Antes da pausa para a Copa América, disputada no Brasil, o Flamengo tem oito partidas - incluindo a decisão contra o Peñarol. Depois, a parada de um mês dará ao treinador tempo para ajustar a equipe e, enfim, alcançar o nível e a regularidade desejada.

COLETIVA DO TREINADOR REPERCUTE MAL

Além da derrota para o Internacional no Beira-Rio, a entrevista dada por Abel Braga após a partida, na quarta-feira, teve uma repercussão negativa - tanto entre os torcedores quanto entre membros da diretoria. O treinador afirmou, por exemplo, que a derrota para o Inter em Porto Alegre seria "um resultado normal". A justificativa para os muito gols sofridos no ano - "temos um time que joga praticamente no campo do adversário" - também não pegou bem.

Nas redes sociais, os torcedores demonstraram muita insatisfação com o técnico. O nome do treinador esteve entre os Trending Topics do Twitter, depois da partida de quarta-feira, somente atrás de Messi, do Barcelona.

Outra frase que não foi bem recebida foi sobre o Estádio Beira-Rio, ao qual Abel Braga, ex-treinador, campeão da Libertadores e Mundial pelo Inter, classificou como "o mais lindo do Brasil", deixando o Maracanã para trás na lista. O Flamengo tem a maior média de público do país e acaba de assumir a gestão do Maracanã, em conjunto com o Fluminense, até o final desta temporada.