Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Justiça acata denúncia contra Landim, presidente do Flamengo, por prejuízo a fundo de pensão

Justiça aceitou denúncia do Ministério Público Federal de Brasília contra o mandatário rubro-negro e mais quatro por crimes em administração de fundo de pensão

Rodolfo Landim assumiu a presidência do Flamengo em 2019 e trabalhou para a construção das equipes campeãs da Libertadores e do Brasileirão (Foto: Alexadre Vidal/Flamengo)
Escrito por

A 10ª Vara Federal Criminou acatou a denúncia do Ministério Público Federal de Brasília contra o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, por crimes durante a administração de um fundo de pensão. De acordo com o portal "GE", Landim e mais quatro pessoas foram acusadas de atos de gestão fraudulenta da instituição, gerando um prejuízo de R$ 100 milhões.

> Confira a classificação atualizada do Brasileirão 2021 e simule as rodadas!

A ação afirma que o esquema funcionou entre os anos de 2011 e 2016, antes de Landim assumir a presidência do Flamengo. Caso seja condenado, o grupo pode pegar pena de três a 12 anos de prisão, além do pagamento de multa.

Segundo o Ministério Público, os acusados cometeram "gestão fraudulenta" na aplicação de recursos do FIP Brasil Petróleo 1 na empresa americana DEEPFLEX. As ações teriam violado o Regulamento do Fundo, normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e "deveres de diligência devidos" pelos gestores de capital. 

Landim e os demais acusados teriam realizado aplicações de forma indireta em investimentos estrangeiros, o que é vedado aos administradores por uma instrução normativa da CVM.