Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Preparado para altitude, Flamengo embarca neste domingo para Oruro

Estreia do Rubro-Negro no Grupo D da Copa Libertadores, contra o San José, da Bolívia, será no Estádio Jesús Bermúdez, localizado a 3.750 metros acima do nível do mar 

Jogadores utilizando a moderna estrutura do Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Ciente das dificuldades que os 3,750 metros de altitude do Estádio Jesús Bermudez, palco da estreia da Copa Libertadores, podem trazer, o Flamengo iniciou uma preparação específica para a partida contra o San José, na terça-feira, há semanas. A programação especial passou por medicamentos, acompanhamento individualizado e a realização de exercícios específicos. O que foi e será feito até a bola rolar, não é garantia de sucesso, mas a ideia do clube é minimizar os riscos e aumentar as chances de conquistar uma vitória.

Todos os jogadores do Flamengo, por exemplo, estão tomando medicamentos que aumentam a captação de oxigênio desde os primeiros dias da pré-temporada. Além disso, estão realizando exercícios respiratórios, com auxílio de um aparelho, que estimulam os músculos responsáveis pela inspiração.

Essas foram algumas das medidas adotadas pelo departamento fisiológico e médico do clube para minimizar os efeitos da altitude. Além do San José, a equipe ainda enfrentará a LDU nesta fase de grupos da Liberta. O estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito fica a 2,750 metros acima do nível do mar.

A parte final da preparação, contudo, não pôde ser realizada como Abel Braga e o departamento planejaram por conta da interdição do Ninho do Urubu. Na quarta, sexta sábado e domingo, os treinos foram realizados na sede da Gávea, onde não está à disposição do time a mesma estrutura moderna que há no CT.

Após a vitória sobre a Portuguesa, na quinta, Abel Braga não escondeu a insatisfação com a decisão da Prefeitura em lacrar o Centro de Treinamento.

- O que não temos (na Gávea) é o pós jogo, piscina... O trabalho regenerativo. Ouvi dizer que o prédio da prefeitura não tem o Habite-se. O Flamengo é muito grande. Essa situação nos irritou um pouquinho. A dor do luto não se apaga, mas conseguimos superar. Agora veio isso.Tudo que tem lá (no Ninho) é novo. A Gávea é diferente, tem o torcedor. É bom, mas o ideal é privacidade - disse.

VOO FRETADO E TUBOS DE OXIGÊNIO

A delegação rubro-negra embarca neste domingo. O voo que sai do Rio de Janeiro, contudo, tem destino a cidade de Santa Cruz de La Sierra, que fica a 416 metros acima do nível do mar. De acordo com o departamento médico, seriam necessários duas semanas para o time se adaptar à altitude de Oruro, o que não seria possível por conta do calendário brasileiro. Assim, a estratégia adotada será "subir" à cidade da partida apenas horas antes do apito inicial.

Na segunda-feira, um treino será realizado na cidade boliviana a nível do mar. Comissão técnica e jogadores deixarão Santa Cruz de La Sierra seis horas antes da bola rolar. Ou seja, às 13h15 (de Brasília) de terça-feira. A saída de Oruro será imediatamente após a partida. As movimentações serão em voos fretados.

O clube levará tubos de oxigênio para atender os jogadores antes, durante e depois da partida. Em 2007, contra o Real Potosí (BOL) a 3.960 metros de altitude, foram utilizados quatro tubos de 10 mililitros e dois de 50 mililitros.