Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Poucas palavras, muito a trabalhar: sem externar planos táticos, Renato tem árdua missão no Flamengo

Primeiro desafio de Renato Gaúcho será já em mata-mata de Libertadores: nesta quarta, contra o Defensa y Justicia, na Argentina, pela ida das oitavas de final

Renato Gaúcho aplicou o primeiro treino pelo Flamengo nesta segunda (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Como vai jogar o Flamengo de Renato Gaúcho? Willian Arão será mantido na zaga? O time vai ter uma saída de bola com um volante entre os defensores? Gabigol e Pedro jogarão juntos entre os 11? Em sua apresentação, o novo comandante evitou externar o que vislumbra de sua equipe neste primeiro momento, mas a missão de equilibrar os sistemas e conciliar rendimento com resultado será árdua. 

+ Baixe o novo app de resultados do LANCE!

Renato Gaúcho avisou que treinará o time para jogar "sempre para frente". Quanto ao aspecto tático, o desafio prioritário será equilibrar uma equipe que tenta, desde a saída de Pablo Marí, ter uma zaga sólida, além de uma transição defensiva mais eficaz, o que não ocorria com Rogério Ceni.  

- O Flamengo sempre joga para vencer. Eu sempre tive essa opinião. Coloquei os clubes que trabalhei sempre para frente, em busca da vitória. O clube que busca a vitória está mais perto da vitória do que da derrota. O Flamengo, sem dúvida, vai jogar pra frente. Cada treinador tem uma maneira de trabalhar, vou trocar umas ideias com os jogadores e procurar botar em prática aquilo que acho que é melhor para o clube - falou Portaluppi, sem adentrar nas camadas táticas abordadas na entrevista coletiva. 

No Grêmio, Renato tinha o hábito de promover uma marcação individual, em que os zagueiros iam à caça dos atacantes no meio, por exemplo. Com pouco tempo para treinar entre jogos importantes pela frente, ele sabe que a conversa com líderes do plantel e aplicação de vídeos serão fundamentais para a rápida e necessária assimilação de suas propostas.

- O maior problema que eu tenho no momento é o tempo. Por isso vai ser muito importante o vídeo, a troca de ideia com os jogadores. Infelizmente ou felizmente o Flamengo disputa três competições, mas infelizmente não temos muito tempo disponível para os treinamentos - salientou. 

A cobrança da torcida em cima de Renato será considerável, sobretudo por ele ter dito que há obrigação em clube que "gasta R$ 200 milhões" (referindo-se ao Flamengo nos tempos de rivalidade quando comandava o Grêmio). E resultado não será garantia de respaldo, basta vermos a queda de Rogério Ceni com três títulos na bagagem. Portaluppi traz consigo as expectativas de recuperar jogadores em baixa, dar equilíbrio ao time e manter a filosofia ofensiva. 

+ Veja a tabela da Libertadores

E dá para dizer que, se Renato Gaúcho passar das oitavas da Libertadores, já terá um início mais promissor do que Rogério Ceni. O primeiro passo a ser dado será nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Defensa y Justicia, pela ida das oitavas de final, no Estádio Norberto "Tito" Tomaghello.