Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Origem do MyCujoo, parceria com o Flamengo e como pagar: saiba sobre a plataforma e a transmissão do jogo

Rubro-Negro enfrenta o Volta Redonda neste domingo, pela semifinal da Taça Rio. Decisão do clube em fazer com o que torcedor não sócio pague R$ 10 tem causado revolta 

Flamengo e MyCujoo já tinham parceria firmada para jogos da base (Foto: Arte/Lance!)
Escrito por

Desde a noite da última sexta-feira, boa parte dos flamenguistas está externando revolta nas redes sociais. A decisão da diretoria do Flamengo em transmitir a partida deste domingo, contra o Volta Redonda, pela semifinal da Taça Rio, através de uma plataforma mediante ao pagamento de R$ 10 (para não sócios-torcedores), não foi bem digerida pela torcida, que tem promovido correntes e hashtags contra a atitude do clube da Gávea.

Mas que plataforma será essa? O meio escolhido foi o MyCujoo, uma plataforma de streaming de Portugal. O LANCE! conversou com Terence Gargantini, diretor geral da empresa no Brasil e América Latina, para saber mais detalhes acerca da criação e projeções da organização. 

O escopo inicial era democratizar o futebol com transmissões de campeonatos de pouca ou nenhuma visibilidade, popularmente chamados nas redes de "alternativos".  

- MyCujoo é uma plataforma de streaming focada em futebol, fundada em 2014 por dois irmãos portugueses, João e Pedro Presa. Pedro é torcedor do Boa Vista, de Portugal, e, em 2009, seu clube estava jogando a terceira divisão do país, e ele não conseguia assistir aos jogos do clube porque não havia compra dos direitos da terceira divisão de Portugal. A partir daí, os irmãos tiveram a ideia de criar uma plataforma de streaming com baixíssimo custo de produção para, enfim, democratizar o futebol no mundo - disse, emendando:

- Hoje o MyCujoo esta em mais de 120 países, e, somente em 2019, transmitimos mais de 30.000 jogos de futebol, não só profissional, mas também de base, feminino e amador, para um público superior a 20 milhões de apaixonados. Nossos planos, no Brasil e no mundo, são de aproximar o torcedor ainda mais ao seu clube de coração através de uma ferramenta poderosa de streaming e engajamento. Queremos dar ao clube uma outra opção de se apresentar ao seu torcedor, nos quatro cantos do mundo.

Terence Gargantini, ao L!: 'Queremos dar ao clube uma outra opção de se apresentar ao seu torcedor' (Foto: Reprodução)

Por explorar torneios de pouca visibilidade mundo afora, o MyCujoo se tornou um prato cheio para analistas de desempenho de clubes, principalmente os da Europa, que costumam recrutar jovens na América do Sul, por exemplo. 

A ferramenta permite que os scouters pesquisem jogadas específicas de determinado atleta com tags.

PARCERIA COM O FLAMENGO NÃO É DE HOJE

Flamengo e Boavista já contou com uma parceria (para fora do Brasil) com o MyCujoo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

O MyCujoo pretende ser "a casa do futebol mundial na internet", conforme aponta o site oficial da empresa. Encarregado dos negócios no Brasil, Terence lembrou que a empresa já tinha parceria com o Flamengo para transmissões em jogos das categorias de base do clube desde 2016. 

- A parceria com o Flamengo já vem de bastante tempo. Transmitimos jogos dos Garotos do Ninho desde 2016, e agora, com a nova MP (984), as portas foram abertas para estendermos essa relação com a equipe profissional. Juntos a eles estamos entendendo o valor, de fato, de uma partida de futebol de um dos maiores clubes do mundo.

Sobre as críticas à decisão do Fla, Terence Gargantini realçou o outro lado da moeda, pois "tem uma outra parte que está já no chat do jogo, que está elogiando a ação do clube". 

- Eu acho que o Flamengo está querendo ter a noção exata de quanto vale um jogo dele, para negociar melhores contratos de transmissão com os principais players do mercado - disse o diretor da empresa, concluindo:

- A repercussão negativa está sendo por uma parte da torcida. Porém tem uma outra parte que está já no chat do jogo, que está elogiando a ação do clube. Quando envolve paixão é complicado, e no Flamengo, as coisas são sempre potencializadas.

'Acho que o Flamengo está querendo ter a noção exata de quanto vale um jogo dele'







O QUE PENSA O FLAMENGO

Apesar da repercussão negativa, que inclusive culminou em muros pichados na Gávea, com os dizeres: "O Flamengo é clube do povo", o Rubro-Negro tem reforçado as chamadas para a transmissão paga nas redes sociais. Através de sua assessoria de imprensa, o clube afirma ainda que "foi uma decisão tomada em conjunto pela diretoria, depois de horas de reunião".

Além disso, em recente nota oficial, o Fla argumenta o seguinte:

- Este valor corresponde a, aproximadamente, um quarto do preço de um ingresso de um jogo de semifinal no estádio do Maracanã. Vale lembrar que, com a transmissão online, toda a família pode assistir reunida, pagando um único acesso, o que torna o valor unitário ainda menor.

- Estamos tentando fazer o melhor para manter o padrão de um time campeão.
Agradecemos a todos pelo apoio que deram nessa luta e pedimos que continuem ao lado do Flamengo, para que o Clube alcance mais glórias e vitórias - finalizou.

Uma breve busca nas redes sociais leva-nos a concluir que muitos torcedores apontam a atitude tomada em um "timing errado". Ou seja, o valor, em si, não seria o principal motivo para a revolta, ainda mais que sócios não precisarão embolsar a quantia de R$ 10. 

Cabe lembrar que, para o jogo contra o Boavista, em que houve mobilização e recorde na FLA TV, com mais de 2,2 milhões de pico de audiência e cerca de 14 milhões de visualizações, ao todo, o MyCujoo fechou uma parceria para transmitir o confronto para fora do país. 

Na ocasião, o rubro-negro que não mora no Brasil e que quis ver o duelo pela 5ª rodada da Taça Rio teve que pagar 8 dólares americanos. Na plataforma do MyCujoo, consta uma audiência de 19.868 visualizações para Fla x Boavista, que é possível rever a qualquer instante (seja aqui ou fora do território nacional).

É possível rever Fla x Boavista por lá (Foto: Reprodução / MyCujoo)

Para o jogo contra o Boavista, na divisão dos lucros (não revelados oficialmente), o Flamengo ficou com 80%, enquanto o MyCujoo com o restante, 20%.  

O POSICIONAMENTO DO VOLTA REDONDA

O L! também procurou o Volta Redonda para saber a visão do próximo adversário do Flamengo para saber o posicionamento oficial do clube a respeito da transmissão via MyCujoo.

Os clubes, segundo informou primeiramente o "UOL", estudam um modelo para que o Voltaço também se beneficie com o modelo adotado. Através da assessoria de imprensa, o clube sublinhou o seguinte:

- O Volta Redonda FC ressalta que não tem qualquer ingerência sobre as propriedades comerciais do Flamengo e respeita a decisão do Rubro Negro em relação a transmissão da partida entre os clubes neste domingo. Não nos cabe exigir que o Flamengo não transmita ou que libere a transmissão gratuitamente. Com o advento da MP 948/2020, a qual o Voltaço também não tem nenhum poder sobre o legislativo ou executivo, a receita da transmissão é integral do Flamengo. Claro que se tivéssemos público, a renda seria dividida, mas não é o caso. Ainda assim, as diretorias estão em conversas para, juntas, buscarem mecanismos para também gerar receitas ao Volta Redonda.

NOTINHAS DE SERVIÇO

Para quem não for sócio do Rubro-Negro e quiser assistir a Flamengo x Volta Redonda, marcado para as 16h, o torcedor terá que pagar os R$ 10 através do site do MyCujoo, seja pelo PC ou pelo celular, pode utilizar cartão de crédito ou débito, com uma taxa de 0,38% de IOF. 

A quem tem smartv, é possível usá-la ao parear a tela do celular ou notebook, por exemplo, segundo a empresa. 

Pelo app não é possível comprar o "ingresso" virtual, cabe destacar. Em tempo: o Flamengo afirmou que a transmissão gratuita, com imagens na FLA TV, só contará com os melhores momentos do jogo, e que "o rubro-negro poderá acompanhar pelo YouTube, Facebook ou Twitter".

Já os sócios-torcedores receberão um e-mail com uma senha, a ser utilizada dentro da plataforma MyCujoo, e, assim, terem acesso gratuito ao jogo, ao vivo.