Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O movimento de Domènec Torrent que mudou os rumos de Rafinha, Pep Guardiola e do Bayern de Munique

Em "Guardiola Confidencial", o jornalista Martí Perarnau conta como Domènec Torrent, então assistente técnico de Pep, sugeriu usar Phillip Lahm como volante no Bayern

Pep Guardiola e Domènec Torrent - na época seu assistente - nos tempos de Bayern de Munique (Foto: Divulgação)
Escrito por

Com reunião marcada com a direção do Flamengo para este sábado, Domènec Torrent foi elogiado por Rafinha, lateral-direito e líder do vestiário rubro-negro, e Pep Guardiola, técnico de quem foi assistente por 10 temporadas. Os três trabalharam juntos no Bayern de Munique entre 2013 e 2016. Foi no clube alemão que uma observação de Domènec mudou os rumos do treinador e do jogador brasileiro, como é relatado em "Guardiola Confidencial", livro de Martí Perarnau que acompanhou o primeiro ano de Pep no comando dos Bávaros.

Em agosto de 2013, Pep Guardiola encarou sua primeira decisão pelo Bayern de Munique. Na Supercopa da UEFA, o rival era o Chelsea (ING), campeão da Liga Europa, que tinha como técnico um velho conhecido: José Mourinho. Pep estava há pouco tempo no comando do time, ainda adaptando-se ao clube e conhecendo o elenco. Aos 8 minutos, Fernando Torres marcou para os Blues.

Aos 30 minutos, então, entra em ação Domènec Torrent, sugerindo que o técnico coloque Phillip Lahm como volante. O Chelsea estava castigando o Bayern ao subir em velocidade nas costas de Toni Kroos. Guardiola orientou a troca de posição que mudou a história do time sob seu comando, conforme o próprio Pep Guardiola admitiria ao jornalista Martí Perarnau meses depois.

- As palavras de Dome foram chaves. Se ganharmos alguma coisa nesta temporada, será em razão daquele dia. Ouça bem o que digo: se ganharmos alguma coisa, será por causa do Lahm. Porque posicioná-lo como volante foi o que reordenou todas as peças - relata Pep Guardiola, em novembro de 2013, antes do Bayern conquistar a Bundesliga e a Copa da Alemanha de 2013/14.

A temporada de 2013/14 foi a primeira de Pep Guardiola no comando do Bayern de Munique. Foi também a temporada que Rafinha mais atuou nos 14 anos que ficou na Europa, entre Schalke 04, Genoa e, claro, pelos Bávaros. Foram 46 partidas do lateral-direito, hoje do Flamengo, que acabou sendo beneficiado pela utilização do capitão e lateral Phillip Lahm no meio de campo.