Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em reunião no MP, prefeitura reforça pedido de interdição ao Ninho

Entidade já havia feito o pedido de interdição em 2017, mas não foi cumprido; Fla respondeu a questionamentos pela primeira vez

Ninho do Urubu é interditado (Foto: Alexandre Araújo)
Escrito por

A vistoria realizada no Ninho do Urubu na última terça-feira constatou algumas irregularidades e, em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, entre o Flamengo e órgão públicos, foi apontado que a prefeitura reforçou o pedido de interdição do local, já feito em 2017. Na última sexta-feira, um incêndio aconteceu no local onde funcionava o alojamento das categorias de base, tendo 10 jovens como vítimas fatais e mais outros três hospitalizados - dois já receberam alta médica.

A reunião contou com representantes do Flamengo, Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e Governo do Rio de Janeiro, por meio da secretaria de Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, e Prefeitura do Rio de Janeiro.

- Nosso objetivo é apresentar as conclusões e pontuar o que acada instituição vem realizando. Na reunião de segunda-feira, foram estabelecidas duas linhas de atuação emergencial. A primeira foi indenização e verificação das condições em que se encontra o CT. A vistoria do Ministério Público verificou ainda irregularidades que foram apontadas pela prefeitura e Corpo de Bombeiros Nessa reunião prévia, a prefeitura disse que o CT está interditado. Bem como os Bombeiros disseram, diante das irregularidades apontadas. No mais, o que podemos dizer é que esses novos laudos que foram elaborados a partir das fiscalizações realizadas na terça-feira foram encaminhados para a secretaria de urbanismo, que provavelmente adotará alguma providência. Segundo o que a prefeitura informou aqui, o CT está interditado - disse Ana Cristina Macedo, Promotora de Justiça do MPRJ.

Rodrigo Dunshee, vice-presidente e vice-jurídico do Rubro-Negro, falou rapidamente após a reunião e ressaltou que a atual gestão assumiu o poder apenas no começo deste ano. Foi a primeira vez que o clube respondeu a questionamentos da imprensa. Após pronunciamento inicial, porém, o advogado se irritou com as perguntas e se retirou, encerrando a entrevista coletiva.

- Convidados por Eduardo Gussem (procurador-geral do Ministério Público), o Flamengo tem comparecido a várias reuniões com dois objetivos: primeiro, e mais importante, a reparação das vítimas e famílias das vítimas. Temos caminhado bem. Na segunda-feira, temos uma nova reunião para este assunto, que é prioritário. Segundo ponto tem a ver com a prevenção de novos acidentes, questões regulamentares. Temos percebido de todas as entidades envolvidas que há o reconhecimento da parte social feita pelo Flamengo. As pessoas não deixam de cumprir o dever, mas há a vontade de fazer com o Flamengo volte a fazer este papel - disse ele, que completou:

- Quero esclarecer antes de mais nada que eu sou vice-presidente jurídico do Flamengo há 30 dias antes desse lamentável acidente. Estamos tomando conhecimento de um ato administrativo, vai sentar para deliberar o que fazer ou não. A alçada de deliberação desses assuntos é o conselho diretor, formado por 16 vice-presidentes e o presidente, isso vai acontecer na segunda-feira. Eu não posso falar da gestão passada, mas posso garantir que o Flamengo tem interesse em atender sempre qualquer requisição das autoridades. A gente está tomando conhecimento principal dessa questão agora, acho que não seria justo exigir dessa gestão já a deliberação imediata de todas as questões.

Na próxima segunda-feira, haverá nova reunião para que alguns parâmetros em relação às indenizações às famílias e vítimas possam começar a serem traçados. O Flamengo se comprometeu a levar documentos que ajudem nos cálculos relativos a possíveis valores.