Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Melhor ataque, melhor visitante, mais viradas… Os números do Flamengo no Brasileirão 2020

Rubro-Negro conquistou o oitavo título do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira

Jogadores levantam a taça do octa do Flamengo no Brasileirão (Foto: AFP)
Escrito por

Foi no sufoco, mas o Brasileirão segue com o mesmo dono. Em uma campanha de altos e baixos, o Flamengo assumiu a liderança apenas na 37ª rodada e se sagrou octacampeão brasileiro. Apesar da derrota para o São Paulo, no Morumbi, nesta quinta-feira, o título foi confirmado graças ao empate do Inter com o Corinthians, no Beira-Rio.

+ Os números dos principais nomes do Flamengo na campanha do Octa!

Diferentemente de 2019, o desempenho rubro-negro deste ano não foi incontestável e os números deixam claro a oscilação vivida pela equipe durante a temporada. Mesmo assim, o Flamengo superou as adversidades, mostrou a força do elenco na reta final e confirmou o favoritismo que ostentava no início do Brasileirão.

Abaixo, o LANCE! lista os principais números da campanha do Flamengo:

RAIO-X DO FLAMENGO

- 21 vitórias, 8 empates e 9 derrotas
- 62,2% de aproveitamento
- 68 gols marcados
- 48 gols sofridos
- 88 cartões amarelos
- 3 cartões vermelhos

ATAQUE PODEROSO

Com os 68 gols marcados nas 38 rodadas, o Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro como o melhor ataque entre os 20 participantes. Gabigol (14), Pedro (13) e Bruno Henrique (9) foram os principais goleadores rubro-negros no torneio.

Durante a campanha, a equipe aplicou goleadas e placares elásticos, como contra o 5 a 1 contra o Corinthians, o 4 a 1 contra o Santos e os 3 a 0 contra o Goiás e o Sport (nos dois turnos).

DEFESA DE MEIO DE TABELA

Por outro lado, os 48 gols sofridos deixam o Flamengo apenas como a 12ª melhor defesa do Brasileirão, atrás de clubes como Fortaleza, Atlético-GO e Red Bull Bragantino. A fragilidade do setor defensivo era uma das principais críticas sofridas por Domènec Torrent, técnico da equipe nas primeiras 20 rodadas.

Mesmo com um elenco superior aos adversários, o Flamengo sofreu goleadas, como o 3 a 0 para o Atlético-GO, 4 a 1 para o São Paulo e 4 a 0 para o Atlético-MG. Nas 38 rodadas, foram apenas nove vezes em que o Rubro-Negro não foi vazado.

CAMPANHAS COMO MANDANTE E VISITANTE

Durante a campanha marcada por oscilações e a ausência das torcidas nos estádios, o Flamengo foi o melhor visitante do Brasileirão. Nos 19 jogos disputados, foram 10 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. No total, foram 34 pontos dos 57 possíveis.

No Maracanã, por sua vez, o Flamengo somou 37 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. No entanto, esses 64,9% de aproveitamento deixam o Flamengo apenas como o quarto melhor mandante da competição.

Flamengo conquistou o Brasileirão 2020 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

2º TURNO DECISIVO

Após somar 35 pontos e ter a terceira melhor campanha do primeiro turno, o Flamengo melhorou de rendimento após a chegada de Rogério Ceni. No segundo turno, foram 36 pontos conquistados (11 vitórias, três empates e cinco derrotas) e a melhor campanha entre os 20 clubes da Série A.

COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICOS

Domènec Torrent comandou o Flamengo até a 20ª rodada e somou 35 pontos, com 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas - um aproveitamento de 58,3%. Foram 33 gols marcados e 29 gols sofridos sob o comando do treinador catalão.

Rogério Ceni, por sua vez, comandou o Flamengo nas 18 rodadas finais e somou 36 pontos, com 11 vitórias, três empates e cinco derrotas -  um aproveitamento de 66,6%. Foram 35 gols marcados e 19 gols sofridos sob o comando do treinador brasileiro.

PODER DE REAÇÃO

Outro ponto de destaque da campanha do Flamengo foi a capacidade de reverter resultados durante as partidas. No total, foram cinco vitórias de virada na competição, incluindo o importante 2 a 1 sobre o Internacional, na 37ª rodada. Antes, o Rubro-Negro já havia ficado atrás do placar e virado contra o Goiás (2 a 1), Vasco (2 a 1), Bahia (4 a 3) e Grêmio (4 a 2).

Ao lado do São Paulo, o Flamengo foi o time com maior número de vitórias por virada nesta edição do Campeonato Brasileiro.

LÍDERES DO ELENCO

Jogos: Pedro e Gerson (34)
​Gols: Gabigol (14)
Assistências: Arrascaeta (9)
​Participações diretas em gol: Arrascaeta (17)
Cartões amarelos: Bruno Henrique (11)
Cartões vermelhos: Gustavo Henrique, Diego Alves e Gabigol (1)