Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Maurício Barbieri muda Paquetá de posição e garoto dita o ritmo do Fla

Camisa 11, atuando pela faixa central do campo, teve atuação de destaque diante do Ceará. Os números comprovam a participação mais efetiva de Lucas Paquetá no meio de campo

Marcação firme: Lucas Paquetá foi vigiado de perto, mas ditou o ritmo do Flamengo (Foto: LC Moreira)
Escrito por

A atuação convincente do Flamengo diante do Ceará, no Castelão, passou pela mudança no posicionamento de Lucas Paquetá. Com Everton Ribeiro de volta ao time no lugar de Arão, o jovem meia deixou a extrema direita, atuando ao lado de Diego na faixa central do campo, caindo mais para o lado esquerdo.

A formação com Willian Arão ao lado de Cuéllar - testada contra América-MG, no Rio de Janeiro, e Santa Fe, na Colômbia - não funcionou como o técnico esperava. Diego ficou sobrecarregado na criação e Paquetá, aberto na direita, não conseguiu imprimir velocidade. Por isso, o Flamengo voltou ao 4-1-4-1.

No entanto, a mudança sutil, e determinante, de Barbieri foi na troca de funções de Diego e Paquetá. O garoto foi recuado, sendo o responsável por buscar a bola nos pés de Cuéllar ou dos zagueiros. O camisa 10, por sua vez, atuou com mais liberdade e posicionou-se mais próximo da área adversária.

Quando substituiu Paquetá pelo garoto Jean Lucas , aos 42 minutos da etapa final, Barbieri o aplaudiu muito. Após o jogo, o interino explicou os aplausos.

- Aplaudi ele e todos os outros que saíram de campo. Em particular, fiquei muito feliz com as coisas que ele fez, com o jogo que mostrou mesmo não vindo atuando nessa mesma posição. A gente ganha em confiança e desempenho. Estou muito feliz com a partida dele - avaliou o técnico interino.

Não é novidade que Lucas Paquetá desempenha um bom papel atuando pelo centro. É desta forma que o camisa 11 fica mais à vontade e produz de forma mais eficiente. Em relação às partidas contra Vitória e América-MG, ambos no Brasileirão, os números do meio-campista foram melhores diante do Ceará.

Além do desvio no escanteio cobrado por Rodinei, o qual Diego completou e fez o terceiro gol, Lucas Paquetá foi o responsável por ditar o ritmo da equipe.

Confira o desempenho de Lucas Paquetá em cada rodada do Brasileirão:

Vitória 2x2 Flamengo

-1 gol
- 18 passes (72,2% de aproveitamento)
- 2 finalizações certas
- 2 desarmes
- 6 faltas recebidas (1 cometida)

Flamengo 2x0 América-MG

- 33 passes (81,8% de aproveitamento)
- 3 finalizações (1 certa)
- 5 desarmes
- 5 faltas recebidas (2 cometidas)

Ceará 3x0 Flamengo

- 54 passes (90,7% de aproveitamento)
- 3 finalizações (2 certas)
- 6 desarmes
- 4 faltas recebidas (0 cometida)

Confira a disposição tática do Flamengo no início da partida contra o Ceará: