Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo estreia na Libertadores depois de jogos pouco competitivos

É preciso 'mudar a chave': depois de partidas em que pouco foi exigido pelos rivais estaduais, Rubro-negro inicia campanha no Grupo D da Copa Libertadores nesta terça

Flamengo tem encontrado facilidade diante dos rivais no Carioca (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Além dos 3.750 metros acima do nível do mar de Oruro, na Bolívia, o Flamengo terá outros desafios diante do San José na terça-feira. Um deles é mudar a chave para o "modo Libertadores" após dois meses de jogos apenas do Carioca. Mudar a frequência da equipe para encarar uma partida mais competitiva, como costuma ser na Libertadores, é um dos desafios de Abel.

Com exceção do clássico contra Fluminense - derrota por 1 a 0 na semifinal da Taça Guanabara - e Botafogo - vitória por 2 a 1 na fase de grupos, no Nilton Santos -, o Rubro-Negro ainda não foi testado. E até mesmo estes confrontos, de início de temporada e com os times em formação, não podem servir de parâmetro para os desafios que o Flamengo terá na disputa da Copa. 

Foram seis jogos contra clubes de menor expressão do Rio de Janeiro (Bangu, Resende, Boavista, Cabofriense, Americano e Portuguesa), nos quais o Fla não encontrou grande resistência. Diante desses rivais, o aproveitamento é de 83%.

Apesar da disparidade técnica entre Flamengo e os rivais, o time de Abel Braga sofreu gols em sete dos oito jogos que disputou no Estadual. O sistema defensivo, por isso, é um dos motivos de preocupação para o duelo de terça. O efeito da altitude não é apenas físico, mas também altera a velocidade da bola e os locais costumam usar isso a favor, especialmente nos primeiros minutos.

No Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, o técnico Abel Braga deve escalar a zaga com Léo Duarte e Rodrigo Caio, além dos laterais Renê e Pará. Rhodolfo, por sua vez, ainda não está totalmente recuperado e não deve ser relacionado. Os jovens Rafael Santos, de 21 anos, e Thuler, de 19 anos, são os demais zagueiros inscritos pelo clube da Gávea para a fase de grupos da Copa Libertadores.