Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Libertadores: Flamengo tem ‘revanche’ contra o Racing e mira tranquilidade com estreantes

Rubro-Negro terá Aucas, do Equador, e Ñublense, do Chile, além dos argentinos, pela frente no Grupo A

Gabigol marcou gol diante do Racing em Avellaneda, na edição 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

O sorteio da fase de grupos da Libertadores colocou um velho conhecido e dois estreantes no caminho do Flamengo. Em busca do tetracampeonato, o Rubro-Negro medirá forças com o Racing, da Argentina, o Aucas, do Equador e Ñublense, do Chile. Nas palavras do vice-presidente de futebol, Marcos Braz, um grupo acessível ao Rubro-Negro. 

Mesmo assim, o caminho pode ser complicado, especialmente em uma competição tão disputada como a Libertadores. Por isso, a equipe comandada por Vítor Pereira precisa ter os pés no chão e mostrar a hierarquia de um tricampeão da América. O LANCE! analisa o grupo. 

+ Grupo do Flamengo na Libertadores: conheça os adversários na fase de grupos

O REENCONTRO COM O RACING

No papel, Flamengo e Racing são os grandes favoritos a se classificarem ao mata-mata. Mais cascudos de Libertadores e com elencos superiores aos estreantes, as equipes devem protagonizar duelos interessantes. O Rubro-Negro, atual campeão, leva vantagem pelo elenco robusto, mas os argentinos são adversários complicados. 

A equipe de Avellaneda chega à Libertadores como vice-campeão argentino e com algumas peças interessantes no elenco. Héctor Fertoli e Paolo Guerrero chegaram para reforçar o plantel, que tem Matías Rojas como principal referência técnica. O meia paraguaio, no entanto, não vai renovar o contrato e deve deixar o clube na janela de transferências do meio do ano. 

O último encontro entre as equipes, no entanto, não foi bom para os rubro-negros. Flamengo e Racing mediram forças nas oitavas de final da Libertadores de 2020 e, após dois empates em 1 a 1, os argentinos ficaram com a vaga nos pênaltis. Dessa forma, o Clube da Gávea tentará uma espécie de revanche para melhorar o retrospecto. Ao todo, são 3 empates e uma derrota no confronto direto. 

+ Braz analisa grupo do Flamengo na Libertadores e mira final no Maracanã: 'Seria um sonho'

Os argentinos eliminaram o Flamengo da Libertadores em 2020 (Antonio Lacerda/AFP)

ENFRENTAMENTO COM ESTREANTES

Fora o Racing, o Flamengo medirá forças com dois estreantes em Libertadores. O Aucas, do Equador, é o atual campeão da liga nacional, superando os mais tradicionais LDU de Quito e Barcelona de Guayaquil. Contudo, a equipe já não conta com boa parte do plantel que venceu o campeonato local. No fim, pode surpreender, mas é natural que fique na terceira posição do Grupo A. 

O Ñublense, por sua vez, é a uma das grandes surpresas dessa Libertadores. Vice-campeão chileno, atrás apenas do Colo-Colo, a equipe chega sem muitas expectativas e pode "dar o ar da graça". Patricio Rúbio, centroavante chileno de 37 anos, é um dos destaques da sensação. A grande questão é como o modesto time de Chillán, a cerca de 400 quilômetros de Santiago, vai se portar diante de gigantes do continente. 

O Flamengo é o atual campeão da Libertadores (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A estreia do Flamengo na Libertadores será diante do Aucas, no Equador, em meio as disputas da final do Campeonato Carioca. O duelo acontecerá entre os dias 04 e 06 de abril, no Estádio Nelson Oyarzún. 

VEJA O CALENDÁRIO DO FLAMENGO NA LIBERTADORES

1ª rodada - 04, 05 ou 06 de abril - Aucas x Flamengo
2ª rodada - 18, 19 ou 20 de abril - Flamengo x Ñublense
3ª rodada - 02, 03 ou 04 de maio - Racing x Flamengo
4ª rodada - 23, 24 ou 25 de maio - Ñublense x Flamengo
5ª rodada - 06, 07 ou 08 de junho - Flamengo x Racing
6ª rodada - 27, 28 ou 29 de junho - Flamengo x Aucas