Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lesões, tensão por Pedro, polêmica com Gabigol e ausências explicam indignação do Flamengo com a CBF

Diretoria já entrou em atrito com a CBF por conta de lesões sofridas durante passagem de atletas pela Seleção, convocação de Pedro para os Jogos Olímpicos e polêmica com Gabigol

Convocados, Gabigol e Everton Ribeiro voltarão a desfalcar o Flamengo no Brasileirão (Foto: Alexandre Vidal/CRF)
Escrito por

Depois de ver a CBF voltar atrás e desfazer acordo feito em 2021, mantendo os jogos do Flamengo coincidentes com as Datas Fifa, a diretoria rubro-negra elevou o tom das críticas à entidade. O presidente Rodolfo Landim citou a indignação do clube com o episódio e indicou que a decisão "poderia ser uma retaliação". A certeza é que, desde 2020, são muitos os pontos de tensão entre Flamengo e CBF a respeito das convocações e o calendário do futebol nacional.

Levando em consideração rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, a Copa América, período de preparação da Seleção Olímpica e os períodos seguintes às reapresentações, marcados por lesões, Everton Ribeiro, Rodrigo Caio, Pedro e Gabigol já somam 45 ausências em partidas do Flamengo. Vale a explicação: em um jogo do time que os quatro atletas citados não estavam à disposição do clube por estar com a Seleção Brasileira, contabilizaram-se quatro ausências.

E a contagem está prestes a subir. Everton Ribeiro e Gabigol estão a serviço do técnico Tite na próxima semana e, assim, perderão os jogos contra Red Bull Bragantino, Fortaleza e Juventude pelo Brasileirão. Além dos brasileiros, Isla, pelo Chile, e Arrascaeta, pelo Uruguai, já foram baixas em outros tantos jogos do clube em datas Fifa. O meia, inclusive, retornou lesionado de período com a seleção celeste em 2020, perdendo oito partidas em sequência. Ambos foram convocados para a Copa América e desfalcaram a equipe entre junho e julho.

Os pontos de tensão com a CBF, contudo, têm como foco os atletas brasileiros, obviamente, e superam as ausências em datas Fifa. Abaixo, o LANCE! relembra as lesões e mais episódios que explicam a "indignação profunda" do Flamengo,

EVERTON RIBEIRO - baixa em 13 jogos do Fla, camisa 7 se destaca na Seleção

Convocados para a 1ª e 2ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, no mês de outubro de 2020, Everton Ribeiro ficou de fora contra o Sport, Vasco e Goiás. Depois, o meia foi convocado para a 3ª e 4ª rodada, em 13 e 17/11, e foi baixa contra o São Paulo e Atlético-GO - todas as partidas pelo Brasileirão de 2020.

O camisa 7 também foi convocado por Tite nas Datas Fifa de junho, quando os jogos do Flamengo foram remanejados pela CBF. Assim, Everton Ribeiro ficou à disposição de Renato Gaúcho contra o Coritiba, em 10 de junho, antes de apresentar-se para a Copa América, disputada no Brasil entre junho e julho.

Com a Seleção Brasileira chegando à decisão da Copa América, o meia foi baixa em oito jogos: América-MG, Bragantino, Fortaleza, Juventude, Cuiabá, Fluminense e Atlético-MG, pelo Brasileirão, e Coritiba, pela Copa do Brasil.

Em setembro, novamente figurou na lista de Tite, mas as partidas do Fla foram adiadas, e Everton Ribeiro se reapresentou ao clube sem problemas, em 10 de setembro. Importante na Seleção, o meia vive grande momento com o Manto.

PEDRO - Lesão, Covid-19 em volta, tensão por Olimpíada e nove jogos fora

Convocado para a 3ª e 4ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, em 13 e 17 de novembro de 2020, Pedro ficou fora das partidas contra o São Paulo e Atlético-GO, reapresentando-se no CT do Ninho do Urubu com uma lesão muscular, e perdeu as partidas contra o São Paulo, Coritiba e Racing (ARG).

Já em junho de 2021, Pedro e Gerson - que vivia seus últimos dias como atleta do Flamengo - , foram convocados para amistosos da Seleção Olímpica. Fora do contra o Coritiba, o centroavante testou positivo para Covid-19 no retorno ao Brasil, virando baixa contra o América-MG, Coritiba e Red Bull Bragantino.

O camisa 9 ainda seria pivô de outro ponto de tensão entre Flamengo e CBF, que o convocou para os Jogos Olímpicos de Tóquio já tendo ciência que o clube não o liberaria. O clube, enfim, conseguiu a liberação do atacante no período.

RODRIGO CAIO - Convocação e lesão no joelho tira o zagueiro de 16 partidas

Convocados pelo Brasil para a 1ª e 2ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, em 9 e 13/10, Rodrigo Caio ficou de fora dos jogos contra o Sport, Vasco e Goiás, e retornou com desgaste muscular e, conforme informado pelo clube posteriormente, foi diagnosticado com um edema ósseo no joelho direito.

Assim, entre os jogos que estava a serviço do Brasil e em recuperação, o camisa 3 perdeu de 16 partidas, voltando a atuar pelo Fla em 1º de dezembro de 2020.

GABIGOL - 10 jogos fora, lesão 'polêmica' com a CBF e punição do Flamengo

Convocado pela Seleção para a Data Fifa de junho e para a Copa América, Gabigol ficou de fora de 10 jogos do Flamengo, sendo oito durante o torneio disputado no Brasil, na qual o time de Tite perdeu a decisão para a Argentina.

Gabigol ainda não se apresentou ao clube no intervalo entre as convocações - como Everton Ribeiro fez - e não disputou o jogo contra o Coritiba, pela Copa do Brasil. A CBF havia divulgado um exame constatando edema, e o atacante queixava-se de dores na coxa direita. O Flamengo, contudo, achou o resultado inconclusivo e contava com a apresentação do camisa 9 na capital paranaense.

Por conta do episódio, a diretoria do Flamengo acabou punindo o jogador com uma partida de suspensão. Assim, Gabriel Barbosa ainda desfalcou o Flamengo contra a Chapecoense, no primeiro compromisso do time após a Copa América.