Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com aval de Jesus, Flamengo busca reposicionar jogadores no mercado

A diretoria do Flamengo ainda busca reforços para o segundo semestre e entendimento é de que atual elenco está "inchado": Pará e Rhodolfo estão entre os que podem sair do Fla

Aos poucos, Jorge Jesus avalia e conhece as características do elenco rubro-negro (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Além de buscar reforços atendendo os pedidos de Jorge Jesus, a diretoria do Flamengo trabalha em outra frente: reposicionar alguns nomes no mercado nacional e, consequentemente, "desinchar" o elenco profissional. Hoje, 31 atletas formam o grupo à disposição do português para o segundo semestre, número considerado alto em um "plantel desequilibrado", como o próprio apontou após o jogo-treino contra o Madureira, no último sábado, na Gávea.

Jorge Jesus já esteve reunido com a cúpula de futebol do Flamengo para passar suas impressões do elenco - com o qual trabalha no Ninho do Urubu desde o dia 20 de junho - e quais jogadores podem ser negociados. Além disso, definiu as prioridades para reforçar o plantel: lateral-esquerdo e um atacante. O VP de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel estão à frente das tratativas.

Na última semana, o clube da Gávea mirou a contratação de Pedro, mas encerrou a negociação em nome da boa relação com a direção do Fluminense.

São cinco jogadores do atual elenco com vínculo até o final da temporada: os zagueiros Rhodolfo e Matheus Dantas, o lateral esquerdo Trauco, o lateral direito Pará e o atacante Gabigol - sendo o último por empréstimo junto à Internazionale de Milão. Assim, podem assinar pré-contrato com outro clube.

O camisa 9, titular e um dos goleadores da equipe em 2019, só sai caso o clube italiano o venda. Há uma cláusula no contrato de empréstimo que permite isso caso chegue uma proposta interessante à direção nerazurri. Gabriel Barbosa, 22 anos, chegou ao Flamengo em janeiro e tem 14 gols marcados em 26 jogos.

Entre os demais citados, Pará é quem mais atuou. Também são 26 atuações do camisa 21, que jamais foi unanimidade na lateral direita e, com a chegada de Rafinha, deve perder espaço com o técnico Jorge Jesus. Como fez seis partidas no Brasileirão, o jogador de 33 anos pode defender outro clube no Brasileirão.

Os outros atuaram bem menos em 2019, começando por Rhodolfo. No início do ano, sob o comando de Abel Braga, o zagueiro foi até titular, mas perdeu espaço para Léo Duarte e já não entra em campo desde o dia 1º de maio. São seis jogos na temporada, sendo cinco no Carioca e somente um pelo Brasileiro.

Titular da seleção peruana, semifinalista da Copa América, Miguel Trauco não ameaçou a vaga de Renê, entrando em campo pelo Flamengo 10 vezes no ano, sendo titular três vezes no Campeonato Brasileiro e outras cinco no Estadual. 

O jovem Matheus Dantas, por sua vez, foi acionado no decorrer de duas partidas em 2019, contra o Resende, no Carioca, e São Paulo, no Brasileirão.

As saídas não estão restritas a esses nomes, cabe a diretoria do Flamengo atrair clubes interessados nos atletas, aliando o desejo do jogador em sair do Rubro-Negro para defender determinado clube no segundo semestre de 2019.