Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jorge Jesus revela tática que trouxe do basquete ao futebol: ‘Você vê várias equipes a fazer’

Em entrevista ao canal do Zico, no Youtube, o técnico do Flamengo relembrou a sua trajetória em Portugal e comentou a utilização do árbitro de vídeo do futebol

O português Jorge Jesus no comando do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Além da carreira construída em seu país e os trabalhos vitoriosos por Flamengo e Benfica, Jorge Jesus costuma ressaltar o fato de ter desenvolvido a própria metodologia de treinos e estilo de jogo ao longo dos anos. Em entrevista ao "Canal Zico 10", no Youtube, o treinador português revelou que implementa em seus times táticas e aprendizados que trouxe de sua experiência no basquete.

- Adoro basquete. Fiz vários estágios com treinadores de basquete em Portugal e trouxe (aprendizados) para futebol - afirmou ao ex-meia Zico, antes de seguir:

Jorge Jesus: 'O futebol é o único esporte no mundo, coletivo, que os melhores não ganham sempre. No basquete, sempre ganha.'

- Há 10, 15 anos, trouxemos os bloqueios para o futebol. Os tirei do basquete. Hoje você vê várias equipes a fazer. O VAR, agora, vai condicionar um pouco, mas pode-se fazer. No futebol pode haver contato. É uma questão de saber fazer - explicou Mister, treinador desde 1989/90.

Com a suspensão dos jogos e treinos do Flamengo por tempo indeterminado por conta da pandemia do coronavírus, o técnico Jorge Jesus retornou a Portugal na última semana, assim como os membros de sua comissão técnica. A entrevista dada ao ídolo Zico foi concedida no Ninho do Urubu, no dia 13.

Campeão da Libertadores, Brasileiro, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, o Mister é ídolo da Nação e recebeu os agradecimentos também de Zico.

- Nós, como rubro-negros, somos muito gratos por tudo o que você tem feito aqui, pela forma como tem tratado o clube e acho que você tem recebido o retorno da grande torcida do Flamengo - afirmou o maior ídolo do Flamengo.

Confira outras respostas de Jorge Jesus na entrevista ao "Canal Zico 10":

Esquema de jogo preferido
Nos meus primeiros 10 anos de treinador joguei no 3-4-3. Ao longo dos anos, fui mudando e hoje está uma ideia um pouco diferente, sem dizer que abandonei essa ideia de jogo. É a que mais gosto, mas é a mais difícil de treinar e jogar.

O árbitro de vídeo no futebol
Gosto. O VAR é importante para a verdade esportiva, mas, na minha opinião, há coisas no VAR que precisam ser mudadas. Uma coisa que para mim terminava é que o VAR tenha que qualificar uma jogada que foi na tua grande defensiva e você chega na área adversária e faz o gol, mas não vale por uma jogada lá atrás. O que temos que dizer: o VAR só vai ser responsável nas últimas três ou quatro ações do jogo. Não o que aconteceu atrás há um minuto.

Carreira até chegar no Benfica
Quando entrei no Benfica, vindo do Braga, já tinha feito dois bons anos no Belenenses. É uma equipe carismática em Portugal, considerada a quarta maior equipe do país. Hoje já não é. Fomos à final da Supercopa. E, então, fui ao Braga, fizemos outro grande campeonato. E, então, o Benfica me contrata e fico seis anos. No meu primeiro ano, criamos uma equipe muito parecida com as características do Flamengo. Muito forte. Tinha três brasileiros. Minha zaga era Luisão e David Luiz e Júlio César. A linha de frente tinha Dí María, Cardozo e Saviola, Ramíres e Aímar. Aímar foi o melhor jogador que eu treinei. E meu primeiro volante era o JavíGarcía, o espanhol que depois vendemos ao Chelsea. Fomos às quartas da Champions.