Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Joias da base e novas opções acirram disputa no meio-campo do Flamengo para sequência do ano

Sampaoli terá mais recursos com a presença dos jovens e a volta dos lesionados para escalar o setor

Victor Hugo teve boa atuação na quarta e tenta mais espaço no Flamengo de Sampaoli (Marcelo Cortes / CRF)
Escrito por

Após três derrotas consecutivas, o Flamengo voltou a vencer no Brasileirão, a primeira sob o comando de Sampaoli na competição. Na sequência do ano, o argentino terá uma 'dor de cabeça' positiva para montar o meio-campo, visto que as alternativas aumentaram. Joias da base entraram bem no setor, que ganhou com os retornos de Erick Pulgar e Arrascaeta e, em breve, terá a volta de Gerson.

+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

Nesses primeiros jogos, o comandante tem sofrido com constantes problemas físicos e clínicos em seu elenco, sobretudo no setor que é a mola propulsora da equipe: o meio-campo. Mas tudo indica que duas opções estão prestes a retornar, já que Gerson e Thiago Maia seguem em suas recuperações. Por outro lado, na frente, Pedro teve uma lesão leve na coxa direita constatada, e a presença do atleta no duelo de ida com o Fluminense, pelas oitavas da Copa do Brasil, é incerta.

MAIS QUALIDADE NAS TRANSIÇÕES OFENSIVAS

Pulgar tem tomado conta do meio-campo do Flamengo nos últimos jogos e agradado Sampaoli (Gilvan de Souza / Flamengo)

Ao longo de 2023, Thiago Maia foi o atleta que mais atuou como primeiro homem do meio de campo, desde os tempos de Vítor Pereira. No entanto, oscilava e era questionado antes de se lesionar. Tal problema abriu brecha para Erick Pulgar aproveitar as chances que teve. O chileno foi titular nas últimas partidas e tem agradado tanto o treinador, quanto a torcida.

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração

Sampaoli conhece o jogador desde 2015, quando o convocou pela primeira vez para a seleção chilena. Em campo, o volante ocupa bem os espaços e auxilia com qualidade na saída de bola. Tem as características que se encaixam ao estilo do treinador.

+ Flamengo confirma lesão na coxa direita do atacante Pedro, que está fora do jogo contra o Bahia

Paralelo a essa disputa, Gerson sofreu uma lesão no adutor da coxa esquerda, mas está bem próximo de retornar ao tempo do duelo das oitavas da Copa do Brasil, contra o Fluminense, na terça. O jogador já havia atuado sob o comando do técnico no Olympique, da França, e foi um dos principais destaques nesses primeiros jogos do argentino no time da Gávea.

+ Gerson, do Flamengo, inicia transição e pode retornar contra o Fluminense pelas oitavas da Copa do Brasil

Nessa faixa de campo, outro chileno teve chance de emplacar uma sequência como titular, mas deixou a desejar. Arturo Vidal ainda não mostrou a que veio na equipe carioca mesmo sendo comandado por um velho conhecido. Ambos ergueram o troféu da Copa América, mas o jogador está longe de ser aquele que brilhou com a camisa do Chile.

Gerson e Thiago Maiase recuperam de lesão e estão próximos de retornar ao Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

JOVENS PROMISSORES ESTÃO NA ROTA 

Oriundo da base rubro-negra, Victor Hugo deslanchou no time, quando era comandado por Dorival Júnior. Polivalente, o meia pode atuar em todas as posições do setor e tem um futuro promissor. Contra o Esmeraldino, o atleta dominou o meio-campo com bons números e mostrou que está pronto para disputar uma vaga entre os titulares.

+ Flamengo marcou dez gols nos jogos recentes em Salvador, mas perdeu último confronto com o Bahia na Fonte Nova

Outro nome que teve origem na base e no ano passado fez sua primeira temporada como profissional foi Matheus França. Com versatilidade, o jogador também pode desempenhar mais de uma função e ajudar, inclusive, no meio. O garoto do Ninho tem capacidade técnica, força mental e vigor físico, requisitos que já o fizeram entrar no radar de clubes europeus. Mas antes de ser um ativo financeiro, deve amadurecer ainda mais e ajudar o Flamengo sob o comando de Sampaoli

DUPLA DE OURO CAMPEÃ

Everton Ribeiro tenta retomar regularidade para voltar a ser titular de vez do Flamengo na temporada (Gilvan de Souza / CRF)

Everton Ribeiro marcou seu primeiro gol na temporada da melhor forma, de letra, no Maracanã. O meia, que fez parte do quarteto mágico de 2019, ainda não conseguiu ter regularidade no ano, mas esbanja qualidade e habilidade com a bola nos pés. O golaço pode fazer com que reconquiste a confiança para se firmar como titular novamente.

+ Rogério Maia, novo preparador de goleiros, começa trabalho no Flamengo; Santos treina com elenco

Por fim, Arrascaeta se recuperou da lesão e começou a buscar ritmo de jogo. Craque do time, o uruguaio traz mais dinâmica e qualidade de passe ao setor e tem tudo para ser o protagonista. O treinador confia muito no jogador e já frisou que ele pode decidir em uma bola e fazer o time progredir.