Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jesus, Beccacece, Renato… os prós e contras dos cogitados no Flamengo

Rubro-Negro inicia a sua busca por um novo treinador após o pedido de demissão de Abel Braga. O LANCE! analisa a situação dos nomes especulados e abre para votação!

LANCE! mostra as opções que podem pintar na Gávea (Arte: Marcelo Moraes/ Lancepress!)
Escrito por

Quem assume o Flamengo? Após o pedido de demissão de Abel Braga, na última quarta-feira, esta a pergunta que toma conta do imaginário dos rubro-negros. Jorge Jesus, o favorito e procurado pela diretoria? Sebástian Beccacece, o queridinho das redes sociais? Renato Gaúcho, o velho conhecido que foi procurado pelo Flamengo no início do ano? O LANCE! analisa as opções para assumir o cargo. Confira e vote na enquete no final da reportagem!

JORGE JESUS

Jorge Jesus no Al-Hilal (Foto: Divulgação / Al Faisaly)

Quem é: Jorge Jesus tem 64 anos e é o principal nome cotado para assumir o cargo de técnico do Flamengo. Fã de Johan Cruyff, fez história no Benfica (POR), onde empilhou títulos entre 2009 e 2014. Foi eleito o oitavo melhor treinador do mundo em 2013. Já revelou diversas vezes que tem o sonho de trabalhar no Brasil e já elogiou abertamente o Flamengo. 

O que pesa a favor: Carrega o estilo ofensivo que a torcida do Flamengo tanto pede. É comum ver o seus times sufocarem o adversário com grande presença de jogadores no campo de ataque. Gosta de deixar seus atacantes móveis à frente, não mantendo posição fixa, com boa aproximação dos meio-campistas. Além disso, é um nome de peso, o que é bem visto dentro do clube. É bom na leitura de jogo, apesar de não apresentar grandes inovações táticas. 

O que pesa contra: Apesar de vitorioso dentro de Portugal, o seu desempenho em competições internacionais é decepcionante. Além disso, a sua personalidade forte dificultou relações passadas com elenco e dirigentes. Conhecido pelo estilo egocêntrico, busca sempre centralizar as atenções para tirar a pressão dos seus jogadores. É tratado como ultrapassado para os padrões europeus. 

Situação: Jorge Jesus está sem clube desde que se desligou do Al Hilal, da Arábia Saudita, em fevereiro deste ano. Foi oferecido ao Flamengo, que vê com bons olhos a sua contratação. O problema é a sua alta pedida salarial - recebia mais de R$ 1 milhão mensais enquanto estava em Portugal e no futebol árabe. 

SEBÁSTIAN BECCACECE

Beccacece está de saída do Defensa y Justicia (Foto: Reprodução)

Quem é: Sebastián Beccacece tem 38 anos e chamou atenção após a bela campanha do Defensa y Justicia no Campeonato Argentino, onde chegou ao vice-campeonato. Tem como inspiração o estilo de jogo de Marcelo Bielsa e, principalmente, Jorge Sampaoli - o seu grande mentor na época de assistente técnico. É considerado uma das grandes revelações do país. 

O que pesa a favor: É um técnico com estilo parecido com Jorge Sampoli. É conhecido pela sua intensidade à beira de campo, tanto para motivação dos jogadores, quanto para cobranças. Tem um estilo de jogo moderno, de posse de bola e muita exigência tática. Além disso, é o grande favorito da torcida do Flamengo, que já faz campanha pela sua contratação. 

O que pesa contra: tirando o Defensa y Justicia, Beccacece teve dificuldade para implementar a sua filosofia em outros clubes. Não teve bom desempenho na Universidad de Chile, por exemplo. Ainda não teve uma experiências como treinador em um clube de grande expressão como o Flamengo, mas, nada que impeça uma primeira oportunidade. 

Situação: Sebastián Beccacece pediu demissão do Defensa y Justicia e está livre no mercado. Porém, caso tenha interesse no treinador, o Rubro-Negro enfrentará a forte concorrência do Independiente (ARG), que não deve seguir com Ariel Holán no comando técnico. De acordo com o Diário Olé, da Argentina, a tendência é que o jovem treinador siga para o "Rey de Copas"

EDUARDO COUDET

Coudet foi campeão argentino pelo Racing (Foto: Reprodução)

Quem é: Eduardo Coudet tem 44 anos e dirige o Racing Club, onde conquistou o título argentino desta temporada. Teve uma carreira relevante como jogador, com boa passagem pelo River Plate e se tornou ídolo no México. Iniciou a sua ascensão no Rosário Central, onde levou uma equipe sem grandes investimento à final da Copa Argentina. 

O que pesa a favor: carrega um estilo mais "boleirão" e tem bom contato com a imprensa local. Também é bastante intenso à beira de campo, mas exige muita intensidade de suas equipes e aposta no jogo de transição. Até então, carrega bons trabalhos, sendo coroado no Racing com a sua maior conquista. Tem pulso firme e não aceita indisciplina - chegou a barrar Centurión no Racing, o melhor jogador da equipe na época. 

O que pesa contra: Teve problemas de relacionamento com a diretoria no Tijuana (MEX), onde ficou por apenas sete jogos e teve resultados ruins. É pouco aberto para diálogo e não deixa que opiniões externas interfiram no seu trabalho. 

Situação: é tratado como uma das prioridades de renovação da diretoria do Racing e não deve deixar o clube. Além disso, o clube já acertou a contratação de Matías Rojas, atendendo a um dos pedidos do comandante. O Flamengo terá que tirar um treinador estabilizado e enfrentar um clube que fará de tudo para segurá-lo no cargo. 

RENATO GAÚCHO

Renato Gaúcho é sempre desejado (Foto: Itamar AGUIAR / AFP) 

Quem é: Renato Gaúcho fez história como jogador defendendo o Flamengo, Fluminense e Grêmio, clube onde conquistou o seus principais títulos como treinador - como a Copa Libertadores em 2017. Vive uma relação de amor e ódio com a torcida rubro-negra, mas é um dos principais nomes para o cargo no cenário nacional. 

O que pesa a favor: talvez seja um dos poucos nomes que seja unanimidade dentro do Flamengo atualmente. Foi o 'Plano A' da diretoria que, após vê-lo renovar com o Grêmio, teve que ir atrás de Abel Braga. O estilo boleirão e os títulos recentes conquistados o tornam um dos mais desejados do país. Esteve cotado para assumir a Seleção Brasileira caso Tite não continuasse. 

O que pesa contra: a torcida não gostou da sua decisão de renovar com o Grêmio e acredita que o treinador usou o Flamengo para ganhar um aumento no clube gaúcho. Não será tratado com desdém caso acerte, mas não tem a mesma idolatria das arquibancada que tinha anteriormente. 

Situação: apesar da fase ruim do Grêmio, é muito difícil que deixe o comando da equipe. Além disso, não é esperado que a diretoria do Flamengo faça grandes esforços para tê-lo neste momento - diferentemente do que aconteceu no inicio do ano. É um sonho para o futuro. 

VOTE! O LANCE! separou dez nomes para a torcida do Flamengo escolher quem deve assumir o clube!