Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Invicta com Dorival, dupla de zaga do Flamengo é uma das menos vazadas do futebol brasileiro

David Luiz e Léo Pereira estão voando desde a chegada do treinador e trazem grande segurança à torcida rubro-negra

David Luiz e Léo Pereira são duas das grandes revelações da Era Dorival Júnior (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

A segurança na defesa do Flamengo de Dorival Júnior passa muito pela dupla de zaga. David Luiz e Léo Pereira estão invictos desde a chegada do treinador e, de quebra, também figuram entre os pares menos vazados no futebol brasileiro. 

+ Flamengo: Filipe Luís exalta Arrascaeta e crava: 'Poderia estar no Barcelona ou Real Madrid'

Ao todo, a dupla disputou 11 jogos, venceu nove e empatou dois. Além disso, David Luiz e Léo Pereira sofreram apenas quatro gols enquanto juntos, uma das melhores marcas do futebol brasileiro desde a chegada de Dorival Júnior. 

VIRADA DE CHAVE
O início da campanha dos dois como dupla de zaga começou na goleada sobre o Tolima, por 7 a 1, no Maracanã. Desde então, David Luiz e Léo Pereira se tornaram a dupla de zaga titular no "time das Copas" e trouxeram outra segurança para o setor. A defesa, que era ponto fraco desde 2020, virou setor de tranquilidade para a Nação. 

+ Flamengo garante 12ª e 13ª final na gestão Landim; relembre todas!

Aos poucos, David e Léo foram se entrosando. O fato de serem destro e canhoto, respectivamente, também ajuda no posicionamento da dupla. Com confiança, o ex-Athletico é muito participativo na construção de jogo do Flamengo. Por outro lado, o ex-zagueiro da Seleção Brasileira é fundamental nas roubadas. 

Relembre os jogos da dupla desde a chegada de Dorival Júnior:

Flamengo 7x1 Tolima – Libertadores
Flamengo 2x0 Atlético-MG – Copa do Brasil
Flamengo 4x0 Juventude – Brasileirão
Flamengo 0x0 Athletico-PR – Copa do Brasil
Corinthians 0x2 Flamengo – Libertadores
Flamengo 1x0 Corinthians – Libertadores
São Paulo 1x3 Flamengo – Copa do Brasil
Vélez 0x4 Flamengo – Libertadores
Flamengo 1x1 Ceará – Brasileiro
Goiás 1x1 Flamengo – Brasileiro
Flamengo 1x0 São Paulo – Copa do Brasil

A SEQUÊNCIA EM NÚMEROS
A dupla tem números bem similares na sequência invicta. Enquanto David se destaca no cortes já que, geralmente, faz a marcação do centroavante adversário, Léo tem alta rotatividade nos lançamentos e passes certos. 

+ Marcos Braz projeta quatro reforços, sendo uma 'supercontratação', caso Flamengo dispute Mundial de Clubes

Quando juntos, David Luiz e Léo Pereira também tem média baixíssima de gols sofridos por partida. Ao todo, os zagueiros concedeu apenas quatro aos adversários, em 11 partidas, e configuram a dupla como a menos vazada do futebol brasileiro no período. 

A principal performance de David Luiz foi diante do Goiás, recentemente, pelo Brasileirão. Na ocasião, o zagueiro acumulou 6 cortes, teve 92% precisão de passe e acertou 6 de 9 lançamentos certos. Léo Pereira, por sua vez, brilhou contra o Atlético-MG: 12 cortes, 5 de 6 duelos ganhos, 84% na precisão de passe. 

+ AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! vai transmitir ao vivo e de graça jogos da Bundesliga a partir deste sábado. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.


David Luiz: 44 cortes, 8 desarmes, 34/67 nos duelos (51% de aproveitamento), 90% precisão de passe e 41/64 nos lançamentos (64% de aproveitamento). 

Léo Pereira: 38 cortes, 9 desarmes, 33/61 nos duelos (54% de aproveitamento), 89% de precisão no passe e 52/80 nos lançamentos (65% de aproveitamento). 

+ Flamengo terá cartões zerados para a final? Saiba o que diz o regulamento da Copa do Brasil

SEQUÊNCIA DA TEMPORADA
Depois de três jogos seguidos como titulares, David e Léo devem ficar no banco de reservas no jogo deste domingo, contra o Fluminense, pelo Brasileirão. No entanto, Dorival Júnior deixou em aberto se escalará os titulares ou não. A partida acontecerá às 16h (de Brasília), no Maracanã.