Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ídolo do Flamengo, Andrade elogia atual elenco: ‘Eles têm a possibilidade de ir mais longe até do que fizemos’

Multicampeão campeão com o Flamengo, Andrade destacou que 'se a equipe tiver a oportunidade de fazer história, tem de fazer'

Andrade também foi campeão com o Flamengo como técnico do time, em 2009 (Foto: Arquivo)
Escrito por

Na noite da última quinta-feira, o Flamengo sagrou-se bicampeão (consecutivo) brasileiro pela segunda vez na história. A equipe campeã do Brasileirão e da Libertadores em 2019, não só "encheu os olhos" da torcida , como também encantou ídolos do clube. O ex-jogador e ex-técnico Andrade, em entrevista ao "UOL Esporte", elogiou o atual elenco do Rubro-Negro e admitiu que eles podem superar o time, que até então, havia sido o único a conquistar o bi nacional pelo clube. 

+ Globoplay lançará série documental que conta trajetória de vida de Gabigol

- Eu vejo o Flamengo com um elenco muito bem montado. Eles têm a possibilidade de manter isso e ir mais longe até do que fizemos. Na nossa época, era mais equilibrado. Hoje, tem o Flamengo liderando, O Palmeiras e o Atlético-MG, que eram times que achávamos que poderiam brigar, acabaram oscilando e ficaram pelo caminho - analisou.

Andrada admitiu que ser campeão por dois anos consecutivos é muito difícil, especialmente com a alteração do calendário, provocada pela pandemia do novo coronavírus, que obrigou os clubes a fazerem jogos com pequenos intervalos de tempo. No entanto, ele destaca que, caso o Flamengo tenha a oportunidade de conquistar mais títulos seguidos, deve trabalhar para isso.

- Conquistar um bicampeonato brasileiro, ser campeão por dois anos consecutivos é muito difícil. Ainda mais esse ano, que foi mais mais complicado e com vários jogos seguidos. Isso não seria o normal e gerou um desgaste. É diferente ganhar por dois anos consecutivos. 

- Se tem a oportunidade de fazer história, tem de fazer. Se tem a oportunidade do bi, do tri, tem de trabalhar para isso. Nós ganhamos em 80, 82, 83 e 87. O que estava a nosso alcance naquele momento, nós lutamos para conquistar.

Pelo Flamengo, Andrade colecionou títulos. Conquistou seis Taças Guanabaras (1979, 80, 81, 82, 84 e 88), três Taças Rio (1983, 85 e 86), quatro Campeonatos Carioca (1979 2x, 1981 e 86), quatro Campeonatos Brasileiros (80, 82, 83, 87), uma Libertadores da América e a Copa Intercontinental – ambos em 1981. O ex-volante também venceu a Taça Geraldo Cleofas Dias Alves (1976) e o Troféu Ramon de Carranza (1979/80). Em 2009, foi Campeão Brasileiro como treinador do Flamengo.