Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Goleiro no Guinness, vitória contra o Bota… Arena Botafogo traz bons ventos para o Fla

O reformado Luso-Brasileiro, também conhecido como Estádio do Ventos Uivantes, tem histórias que podem motivar o Flamengo para o clássico deste sábado, pelo Brasileirão

Momento em que o goleiro do Madureira era encoberto pela bola chutada por Ubirajara(Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito por

O Luso-Brasileiro, chamado de Arena Botafogo após a reforma que passou para receber os jogos do Glorioso, será palco do clássico entre o Alvinegro e o Flamengo neste sábado. No entanto, a agora casa botafoguense, também conhecida como Estádio dos Ventos Uivantes por conta das ventanias que ocorrem por lá, traz no ar da sua história sinais positivos para o Rubro-Negro que podem servir de inspiração e motivação para a partida. No local, um goleiro do Fla protagonizou um lance histórico que o eternizou no Guinness, o livro dos recordes. Além disso, no último jogo entre os times no estádio, o Flamengo saiu vencedor.

O ano era 1970, no dia 19 de setembro. Na última rodada do Campeonato Carioca, o Flamengo enfrentou o Madureira no Luso-Brasileiro e o então goleiro rubro-negro Ubirajara Alcântara gravou seu nome na história do clube e do futebol mundial. Ele fez um dos gols da vitória por 2 a 0 e se tornou o primeiro goleiro do Fla a balançar a rede e o primeiro de sua posição a marcar com a bola rolando. A grandiosidade do feito foi tanta que acabou no livro dos recordes.

Hoje com 70 anos, Ubirajara lembra do lance claramente até hoje. Após realizar uma defesa, ele chutou a bola da sua própria área e surpreendeu o goleiro adversário.

- Eu dei um chute de reposição de jogo. A bola quicou e encobriu o goleiro. Foi um grande gol - relembra Ubirajara.

O ex-goleiro fez questão de deixar claro uma coisa: o seu gol não saiu por causa dos ventos recorrentes no estádio. Ele se mostrou chateado com essa história e disse que ela é uma invenção da imprensa da época para desmerecer o seu feito.

- Não existe essa história de vento. Esquece isso. Isso foi uma coisa que a antiga imprensa inventou, desmerecendo o meu gol, que foi algo marcante, histórico. É preciso respeitar um feito que foi parar no livro dos recordes. Eles inventaram essa história porque sou negro. Se eu fosse branco, de olhos azuis, seria um gol incrível - desabafou Ubirajara, que ainda brincou com Pelé.

- O Pelé fez mais de mil gols. Eu fiz um e estou do lado dele no livro dos recordes. Para você ver como foi importante o meu gol. O meu gol tem o valor de mil - disse o ex-jogador do Flamengo.

Outra boa recordação do Fla no estádio é de 2005. Botafogo e Flamengo dividiam a Arena Petrobras, nome dado ao mesmo Luso-Brasileiro após passar por reforma, no Brasileirão daquele ano, enquanto o Maracanã estava fechado para obras visando o Pan-Americano de 2007. E no confronto direto entre os rivais, o Rubro-Negro levou a melhor.

O Flamengo venceu a partida por 2 a 0. Os gols do triunfo rubro-negro foram marcados pelo lateral-direito Léo Moura, hoje em fim de carreira atuando pelo Santa Cruz, e o atacante Jean, que está no América-RJ.

Assim, o Flamengo pode aproveitar os ventos positivos do Luso-Brasileiro para começar bem sua série final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro e se consolidar no G4 da competição nacional.