Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De goleada sofrida à vitória dedicada aos infectados: L! recapitula a saga do Flamengo no Equador

Depois de derrota acachapante em Quito, Flamengo conviveu com uma série de contratempos e pressão até a dramática vitória da última noite, em Guayaquil; relembre

Fla dedicou a vitória de terça aos infectados, com camisas estendidas no vestiário (Foto: Divulgação/CRF)
Escrito por

Cerca de 270 km separam Quito de Guayaquil. E, de um ponto ao outro, entre o massacre sofrido diante do Independiente del Valle na última quinta-feira para a suada vitória sobre o Barcelona-EQU, noite passada, houve capítulos de drama e contratempos. A pressão por uma resposta foi acentuada com lesão, casos de Covid-19 e dificuldade para treinar por decorrências de um vulcão. E não parou por aí.

Abaixo, o LANCE! recapitula fatos marcantes que ocorreram enquanto a delegação do Flamengo esteve no Equador, desde o embarque até o recente triunfo, por 2 a 1, dedicado aos infectados pelo novo coronavírus.

- Essa vitória vai para todos aqueles que não jogaram, para todos que não puderam jogar, para nossa torcida também. Espero que a gente possa evoluir e crescer para conquistar mais coisas - falou Pedro, autor do primeiro gol.

Relembre a saga rubro-negra:

GOLEADA NA ESTREIA DE DOME (DIA 17)

O primeiro fato marcante foi o confronto diante do Independiente del Valle. Fora o primeiro compromisso de Dome pela Libertadores; e a lembrança não poderia ser mais traumática: 5 a 0 para os mandantes, com uma atuação apática dos cariocas. A classificação às oitavas passou a ficar ameaçada, assim como o cargo do catalão, que viu boa parte dos torcedores pedirem a sua demissão. A resposta precisava ser imediata. 

CONVOCAÇÕES NO CAMINHO (DIA 18)

No dia seguinte à goleada sofrida, Tite convocou Rodrigo Caio e Everton Ribeiro para dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Bolívia, dia 9 de outubro, e Peru, dia 13. E mais: Arrascaeta foi chamado para defender o Uruguai. A notícia, na ocasião, trouxe mais dor de cabeça à torcida, sobretudo pela ciência de que o trio desfalcará a equipe por três rodadas do Brasileiro - contra Sport, Vasco e Goiás, todos os jogos no Rio.

COLETIVA DE BRAZ: DOME RESPALDADO (DIA 19)

A goleada em Quito movimentou os bastidores do Flamengo, diante de tamanha pressão em cima do Domènec Torrent, que também havia sido criticado por ter contemporizado o resultado na entrevista coletiva. Assim, coube ao vice-presidente de futebol, Marcos Braz, ir a público dar explicações no último sábado, já em Guayaquil. Ele garantiu que a demissão do treinador  não foi discutida em nenhum momento e que há uma unidade de pensamento e planejamento entre a alta cúpula do Fla. Catalão foi respaldado com afinco.

LESÂO DE GABIGOL (DIA 19)

Não bastasse o turbilhão, vivido já com alguns jogadores de peso no departamento médico, como Diego Alves e Pedro Rocha, Gabigol teve constatada uma lesão muscular na coxa direita, no sábado. Passou a ser desfalque e, por ora, não tem previsão para retornar aos gramados.

ATÉ VULCÃO VIROU OBSTÁCULO (DIA 20)

O planejamento em Guayaquil virou de ponta-cabeça. E não estamos mais falando da lesão após exames em Gabigol. A cidade equatoriana, palco do jogo da última noite, amanheceu no domingo coberta por cinzas emitidas do vulcão Sangay. Por conta disso, atividades ao ar livre foram canceladas, como o treino do Flamengo que seria realizado. Treinar como dava no hotel foi a solução.

SURTO DE COVID-19 (DIA 21)

Na segunda, véspera do jogo contra o Barcelona e com a contraprova dos exames realizados do elenco, o Flamengo informou que sete jogadores tiveram resultados positivos para Covid-19 - o clube havia comunicado que seis jogadores haviam sido afastados, anteriormente. Os infectados, e naturais desfalques por pelos menos dez dias, são: Bruno Henrique, Michael, Filipe Luís, Isla, Matheuzinho Diego Ribas e Vitinho. Depois, o chefe do departamento médico, Márcio Tannure, e Juan, da diretoria, também testaram positivo. 

VOO COM A GAROTADA (DIA 21)

O técnico Domènec Torrent só contou com todos os relacionados nesta terça, mas o voo trazendo o quarteto de garotos - o zagueiro Nathan, o lateral-direito João Lucas e os atacantes Guilherme Bala e Rodrigo Muniz - saiu do Brasil na noite do última segunda. O quarteto teve de ser chamado às pressas pela comissão técnica e, depois de voo que chegou a ser impedido de entrar no Peru e teve que retornar ao Brasil (Manaus), chegou horas antes em solo equatoriano. Em tempo: nenhum deles foi acionado do banco.

Dome recebeu 'reforços' já perto de a bola rolar (Foto: AFP)

VAI TER? NÂO VAI TER? VAI TER! (DIA 22)

E o dia do jogo ainda reservara um imbróglio daqueles. Nos bastidores, mais precisamente nos corredores do hotel em que a delegação estava hospedada em Guayaquil, a confirmação de novos casos de Covid-19 levou autoridades municipais a irem em massa ao local, no horário de almoço dos jogadores. 

Por uma coletiva de última hora, veículos da imprensa foram convocados por órgãos sanitários do município, que chegaram a afirmar que o Estádio Monumental estaria "inabilitado". Contudo, a prefeita da cidade, Cynthia Viteri, minutos depois (inclusive à fala de Braz, avisando que estava à espera de uma posição da Conmebol), negou o veto ao estádio. O jogo se manteve, por fim. 

> Confira e simule a tabela da Libertadores

FIM DA EPOPEIA (DIA 22)

E a saga do Flamengo no Equador, digna de uma epopeia, findou com uma vitória dramática contra o Barcelona. Com gols de Pedro e Arrascaeta, justamente os protagonistas da noite, o time de Domènec Torrent superou todas as adversidades citadas, o segundo tempo ruim, e venceu por 2 a 1. Agora, o Rubro-Negro, que voltou ao Brasil em voo particular em seguida, soma nove pontos - os mesmos do líder do Grupo A, o del Valle (adversário da próxima semana, no Maracanã). Ainda há muita emoção pela frente.