Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo vive dilema antes de duelo decisivo com o Palmeiras

Rubro-Negro pode definir seu rumo no Brasileirão neste fim de semana: uma vitória coloca a equipe forte na briga pelo título, enquanto uma derrota acaba com as chances do Enea

Flamengo encara o Palmeiras no domingo, pelo Brasileirão (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

Classificado às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, o Flamengo pode definir seu rumo no Campeonato Brasileiro neste fim de semana. O clube enfrenta o líder Palmeiras, no domingo, e pode entrar forte na briga pelo título ou dar adeus às chances do Enea. Diante desta situação, Dorival Júnior vive um dilema: manter o rodízio completo no elenco ou usar força máxima no Allianz Parque?

+ Mercado fechado: confira o balanço da janela de transferências do Flamengo

Diante do calendário cheio, o treinador rubro-negro montou duas equipes diferentes para disputar as três competições em andamento. O 'time A' foi usado majoritariamente nos jogos de mata-mata, enquanto o 'time B' disputou o campeonato de pontos corridos.

A metodologia é incomum, mas se mostrou acertada nas últimas semanas. Desde que Dorival iniciou o rodízio completo, foram seis vitórias e um empate - com 15 gols marcados e apenas um sofrido. Antes dessa sequência, o treinador já rodava o elenco rubro-negro a cada partida do Brasileirão, mas de forma parcial.

+ Torcida do Flamengo esgota ingressos para jogo contra o Palmeiras no Allianz Parque

Jogos do Flamengo com rodízio completo:

27/07 - Flamengo 0 x 0 Athletico-PR (Copa do Brasil) - Time A
30/07 - Flamengo 4 x 1 Atlético-GO (Brasileirão) - Time B
02/08 - Corinthians 0 x 2 Flamengo (Libertadores) - Time A
06/08 - São Paulo 0 x 2 Flamengo (Brasileirão) - Time B
09/08 - Flamengo 1 x 0 Corinthians (Libertadores) - Time A
14/08 - Flamengo 5 x 0 Athletico-PR (Brasileirão) - Time B
17/08 - Athletico-PR 0 x 1 Flamengo (Copa do Brasil) - Time A

Além dos bons resultados, a estratégia de Dorival foi importante para manter o grupo em boas condições físicas, prevenir lesões e dar ritmo de jogo para atletas com menos minutagem. A importância do duelo com o Palmeiras, no entanto, pode fazer o treinador mudar de ideia neste fim de semana.

+ Série invicta e defesa zerada: números comprovam melhor momento do Flamengo na temporada

Dorival tem dilema para encarar o Palmeiras (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

DORIVAL JÚNIOR FALA EM "MUDANÇA"

Questionado sobre os planos após o duelo contra o Athletico, o Dorival citou o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, na próxima semana, e disse estar "pensando em mudança" para enfrentar o Palmeiras.

- Muito difícil saber o que eu vou fazer. Estou pensando em mudança, de acordo com a necessidade. Teremos uma decisão domingo e outra quarta. Não temos para onde correr. É fazer uma avaliação rápida. Ainda não tenho como adiantar nada - disse Dorival.

+ BRASILEIRÃO: confira a tabela e simule os resultados

Os treinos de sexta-feira e sábado, no Ninho do Urubu, serão cruciais para o treinador definir a escalação titular no Allianz Parque. Na reapresentação do grupo na quinta-feira, apenas os reservas foram a campo, enquanto os titulares fizeram trabalhos regenerativos.

Uma opção conservadora, de olho na sequência de jogos, é montar um time misto competitivo e sem sobrecarregar a equipe titular. Em seguida ao confronto com o Palmeiras, o Flamengo encara o São Paulo, pela semifinal da Copa do Brasil, e o Botafogo, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Os números explicam a importância do jogo de domingo. Na vice-liderança, o Rubro-Negro está a nove pontos do líder. Em caso de vitória no Allianz Parque, o time de Dorival diminui a diferença para seis e bota fogo na disputa. Uma derrota, por outro lado, faz o clube paulista abrir 12 pontos de vantagem e colocar uma mão na taça.