Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Força máxima: Flamengo recupera fôlego para nova sequência de decisões

Após maratona de jogos decisivos no primeiro trimestre, elenco do Flamengo teve pausa para descanso e treinos antes de encarar novas decisões pelo Carioca e Libertadores

David Luiz, Fabrício Bruno e Pedro em atividade no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

O Flamengo se aproxima de uma semana decisiva, com a decisão do Campeonato Carioca, contra o Fluminense, e a estreia na Libertadores, contra o Aucas (EQU), entre os clássicos. Apesar da preocupação com o desgaste pela viagem e o jogo em Quito, o departamento de futebol planeja ter força e intensidade máxima após a recuperação do "fôlego" em período livre para treinos no Ninho.

Entre a segunda vitória sobre o Vasco e a primeira final contra o Fluminense, neste sábado, serão 13 dias nos quais o Flamengo pôde recuperar fisicamente alguns dos atletas - como Gabigol - e a comissão técnica teve tempo para fazer os ajustes na equipe - da qual se espera uma evolução.

O início de temporada não deu a Vítor Pereira o tempo necessário para dar ao elenco as melhores condições. As decisões da Supercopa do Brasil, do Mundial de Clubes e da Recopa Sul-Americana se impuseram, com o técnico tendo pouco tempo para trabalhar em meio à maratona de partidas. O planejamento da diretoria para o ano de 2023 sendo alvo de muitas críticas devido a isso, inclusive.

Gerson e Filipe Luís podem ser titulares no Fla-Flu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A dificuldade em manter a intensidade nos 90 minutos também foi observada ao longo dos 16 jogos disputados até o momento. Em algumas das principais partidas, como contra Del Valle (EQU), Fluminense e Vasco, o time fez bons 45 minutos iniciais, mas caiu de rendimento após o intervalo.

O descanso, do qual fizeram partes as quatro folgas do elenco neste período, e os trabalhos no CT dão a confiança de que o time apresentará uma capacidade física mais próxima do ideal nos próximos jogos. Assim, a programação é de atuar com força máxima nos "Fla-Flus" dos dias 1º e 9 de abril, no Maracanã, e contra o Aucas, na altitude de Quito, ema 5 de abril, pela Grupo A da Liberta.

VP GANHA OPÇÕES, MAS ARRASCAETA SEGUE FORA

O período sem jogos deu a oportunidade para uma série de jogadores recuperar a forma física ideal. Os problemas no primeiro trimestre foram muitos, e a expectativa é de que nomes como Filipe Luís, Gerson e Varela - que sofreram lesões e desfalcaram o time em 2023 - recuperem os melhores níveis, respectivamente. O mesmo acontece com atletas que não se lesionaram, mas atuaram em sequências desgastantes sem ter feito uma pré-temporada ideal. O caso mais claro é o de Gabigol.

Por outro lado, a grande baixa do Flamengo, no momento, é Arrascaeta. O meia uruguaio está recuperando-se de uma lesão muscular sofrida na semifinal contra o Vasco. O camisa 14 não foi a campo em nenhuma das atividades que a imprensa teve acesso no Ninho do Urubu. Apesar de ser tratado como dúvida pelo futebol rubro-negro, a chance de participar do primeiro Fla-Flu é mínima.

Além dele, Pablo, Erick Pulgar e Matheuzinho estão em recuperação junto ao departamento médico.