Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Força como visitante é retrato da virada do Flamengo com Dorival

Em sequência de decisões e confrontos difíceis, Flamengo engata cinco vitórias e um empate, sobra nos mata-matas e se mantém vivo na disputa do Campeonato Brasileiro

Jogadores do Flamengo comemorando a vitória sobre o São Paulo, no Morumbi (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

As cinco vitórias e o empate nos últimos seis jogos fora do Rio de Janeiro não deixam dúvidas: o Flamengo está embalado. A força da equipe como visitante passa a ser um símbolo da virada dada sob o comando de Dorival Júnior. Afinal, logo em sua chegada, foram três derrotas nestas condições, e, agora, acompanhado dos resultados, o Rubro-Negro deu mostra de força nas três competições em disputa.

- Dos 22 jogos que tenho aqui, são cerca de 70% fora de casa, e, mesmo assim, o aproveitamento tem sido muito positivo. Esse trabalho em conjunto, de todos departamentos, é o que nos tem dado essa possibilidade, de estar vivo nas três competições, e não deixamos o Brasileirão de maneira nenhuma. Vamos brigar por uma posição melhor - afirmou Dorival Júnior após o triunfo no Morumbi.

+ Dorival Júnior é o entrevistado de podcast ao vivo do L! nesta quinta

A matemática do treinador está quase certa. A partida contra o São Paulo foi o 12º fora de casa em 22 sob seu comando. Ou seja, 55%.

Vale destacar que, após perder os três primeiros jogos como visitante com Dorival Júnior (para o Internacional, pelo Brasileirão, e duas vezes para o Atlético-MG, pela Série A e Copa do Brasil), o Flamengo vive uma sequência de sete vitórias, um empate e só um revés.

Pela Copa do Brasil, o Fla venceu o Athletico na Arena da Baixada e o São Paulo no Morumbi, ficando mais perto da final. Na Libertadores, a vitória na Neo Química Arena encaminhou a vaga na semi da Copa diante do Corinthians - confirmada no Maracanã. Já no Brasileirão, a equipe de Dorival Jr somou 10 dos últimos 15 pontos como visitante, encarando o Tricolor Paulista, o Palmeiras e o Santos, por exemplo.

Como fez questão de ressaltar, Dorival Júnior divide os méritos com os jogadores, é claro, mas também com os profissionais que compõem o departamento de futebol do Flamengo, que auxiliam nas tomadas de decisões da comissão técnica, como no caso do "rodízio" implementado, com o "time das Copas" e a "equipe do Brasileirão".

Dorival Júnior se aproxima dos três meses no comando do Flamengo e já garantiu uma reta final de temporada com boas perspectivas para o clube. De qualquer maneira, o treinador faz uma ressalva.

- Há 70 dias, elenco era totalmente questionável, não era considerado isso ou aquilo. E ainda não ganhamos nada. Estamos fazendo uma campanha de recuperação e passagens de fase. Daqui a pouco, se conseguirmos alguma coisa positiva, poderemos definir de uma maneira mais segura se isso é uma realidade - seguiu Dorival Júnior:

- Estou muito confiante e satisfeito com o grupo, mas esse processo coube a todos envolvidos no dia a dia do clube não foi fácil nem simples, por isso dou valor ao que foi alcançado e com perspectivas de podermos fazermos algo diferente até o final do ano - finalizou.

O FLAMENGO, COMO VISITANTE, SOB COMANDO DE DORIVAL JR:

11/6, Campeonato Brasileiro:
Internacional 3x1 Flamengo, no Beira-Rio

19/6, Campeonato Brasileiro:
Atlético-MG 2x0 Flamengo, no Mineirão

22/6, Copa do Brasil:
Atlético-MG 2x1 Flamengo, no Mineirão

29/6, Libertadores:
Tolima 0x1 Flamengo, no Manuel Murillo Toro

2/7, Campeonato Brasileiro:
Santos 1x2 Flamengo, na Vila Belmiro

10/7, Campeonato Brasileiro:
Corinthians 1x0 Flamengo, na Neo Química Arena

24/7, Campeonato Brasileiro:
Avaí 1x2 Flamengo, na Ressacada

2/8, Libertadores:
Corinthians 0x2 Flamengo, na Neo Química Arena

6/8, Campeonato Brasileiro:
São Paulo 0x2 Flamengo, no Morumbi

17/8, Copa do Brasil:
Athletico 0x1 Flamengo, na Arena da Baixada

21/8, Campeonato Brasileiro:
Palmeiras 1x1 Flamengo, no Allianz Parque

24/8, Copa do Brasil:
São Paulo 1x3 Flamengo, no Morumbi