Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Fominha’, Gabigol se prova como artilheiro das decisões do Flamengo

Artilheiro pede para jogar, "briga" com Rogério Ceni e e é o jogador com mais minutos em campo pelo Flamengo na temporada de 2021

Gabriel Barbosa comemorando um dos gols no Fla-Flu de sábado, no Maracanã (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Decisivo mais uma vez na conquista Carioca, ao marcar dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, no Maracanã, Gabriel Barbosa foi eleito o craque do campeonato. Foram oito gols em oito jogos do Estadual, que marca um início de temporada impressionante do camisa 9. "Fominha", o atacante se colocou à disposição em partidas que a comissão técnica programava o preservar e é o atleta com mais minutos em campo pelo Rubro-Negro na temporada de 2021.

São 14 jogos e 1176 minutos, segundo o site "O Gol", de Gabigol, que é seguido por João Gomes e Matheuzinho, os únicos que também passam os mil minutos na temporada. Contudo, os dois garotos atuaram no Estadual desde o início, junto com o time Sub-20. O camisa 9 "começou" apenas na sexta rodada, contra o Boavista, em partida em que pediu para jogar ao lado dos reservas.

Quando é substituído por Rogério Ceni - aconteceu cinco vezes na temporada atual -, o camisa 9 não costuma esconder sua insatisfação. Gabi quer jogar todas e por todos minutos, mas ambos, treinador e jogador, garantem que a relação é boa. Após o Fla-Flu, Ceni rasgou elogios ao seu artilheiro decisivo.

- É garoto, consegue ser feliz, alegre, extravasar, que é o que o torcedor gosta. É um menino extrovertido, que não gosta de ser substituído. Às vezes reclama, mas no dia seguinte está tudo bem. Eu era chato como jogador, sei como é, temos que ter paciência, e depois começa tudo de novo e vai para a próxima.

Gabigol e Rogério Ceni se abraçam (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

GABI, O ARTILHEIROS DAS DECISÕES

Com os gols nas finais contra o Fluminense o Carioca "se juntou" à lista de decisões que Gabigol deixou sua marca pelo Flamengo. Foi assim na Copa Libertadores de 2019, da Recopa Sul-Americana de 2020 e das Supercopas do Brasil de 2020 e 2021, além dos vários jogos dos Brasileiros de 2019 e 2020.

Levando em consideração apenas finais e confrontos mata-matas, de Carioca, Supercopa, Recopa, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial, Gabriel Barbosa soma 30 partidas pelo Flamengo e 22 gols, uma média de 0,73 gols por jogo.

Confira mais números e feitos de Gabigol pelo Flamengo:

116 Partidas - 85 Gols / 26 Assistências
9 Títulos - Carioca (2019, 2020 e 2021), Brasileirão (2019 e 2020), Supercopa do Brasil (2020 e 2021), Libertadores (2019) e Recopa Sul-Americana (2020)

Artilheiro da Libertadores de 2019 - 9 Gols
Artilheiro do Brasileirão de 2019 - 25 Gols
Artilheiro do Carioca de 2020 - 8 Gols

Artilheiro do Flamengo no Século XXI - 85 Gols
Artilheiro do Flamengo na Libertadores - 17 Gols
Artilheiro do "Novo Maracanã" - 52 Gols (49 pelo Flamengo e 3 pelo Santos)