Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo usa 32 jogadores no primeiro turno do Brasileirão; veja raio-X com destaques e decepções

Paulo Sousa e Dorival Júnior testaram opções, principalmente na defesa e no ataque. Pedro e Gabigol são os artilheiros, enquanto Arrascaeta lidera em assistências<br>

Flamengo fechou o primeiro turno do Brasileirão na 6ª colocação (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Escrito por

Em campanha irregular, o Flamengo utilizou 32 jogadores nas 19 partidas no primeiro turno do Brasileirão. Entre lesões e mudanças por opção, os treinadores rubro-negros, Paulo Sousa e Dorival Júnior, rodaram o elenco e fizeram uma série de testes ao longo da competição.

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

Ao todo, 29 jogadores diferentes foram titulares ao longo das 19 rodadas. Apenas um jogador do elenco rubro-negro atuou em todas as partidas: Everton Ribeiro. O meia, no entanto, começou no banco de reservas em cinco ocasiões. Em termos de minutagem, foi Gabigol o atleta do Flamengo mais participativo no primeiro turno.

DESTAQUES

O Flamengo tem 26 gols marcados em 19 jogos no Brasileirão. Os principais artilheiros da equipe são Pedro (6) e Gabigol (5). Em seguida, aparecem quatro atletas com dois gols cada: Everton Ribeiro, Arrascaeta, Willian Arão e Andreas Pereira. Outros sete jogadores marcaram um gol cada.

Na lista de assistências, Arrascaeta é o líder com folga. Em 15 jogos disputados, o meia distribuiu sete passes para gol e é o maior garçom da equipe. Em seguida, aparece Everton Ribeiro com três assistências. Lázaro, Pedro e Bruno Henrique têm duas cada.

+ Começo ruim, troca de treinador e evolução com Dorival: o primeiro turno do Flamengo no Brasileirão

Apesar de não aparecer na lista de goleadores e assistentes, João Gomes teve grandes atuações e foi o principal volante da equipe. Entre os jogadores de defesa, destaque para o goleiro Santos. Em seis jogos com ele de titular, o time sofreu apenas três gols e acumula cinco vitórias e uma derrota - um aproveitamento de 83%.

Pedro e Gabigol são os goleadores do Fla (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

DECEPÇÕES

Nem todos os atletas rubro-negros se destacaram no primeiro turno do Brasileirão. Entre os goleiros, Hugo Souza e Diego Alves tiveram atuações abaixo das expectativas, por exemplo. Após um bom início, o jovem Matheuzinho caiu de rendimento na lateral-direita e perdeu a posição para Rodinei.

Contratado no início do ano, Pablo foi o segundo zagueiro com mais jogos, mas não conseguiu se firmar como titular. No meio-campo, da mesma forma, Willian Arão disputou 14 partidas, mas não manteve o nível de temporadas anteriores e acabou negociado pelo Flamengo.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

Entre os atacantes, as maiores decepções foram Marinho e Vitinho. Ambos geravam expectativas na torcida no início da campanha, mas não conseguiram atender à altura. Marinho fez um gol e deu uma assistência. Vitinho está zerado em participações em gol até o momento.

Os jogadores utilizados pelo Flamengo

Goleiro: Hugo Souza (10), Santos (6) e Diego Alves (3);

Laterais-direitos: Matheuzinho (12), Rodinei (6) e Isla (6)*;

Zagueiros: David Luiz (11), Pablo (10), Rodrigo Caio (8), Léo Pereira (6), Gustavo Henrique (5) e Fabrício Bruno (2);

Laterais-esquerdos: Ayrton Lucas (14), Filipe Luís (7) e Marcos Paulo (1);

Volantes: João Gomes (15), Willian Arão (14)*, Thiago Maia (13), Andreas Pereira (13)*, Diego (9) e Vidal (1);

Meias: Everton Ribeiro (19), Arrascaeta (15), Victor Hugo (5) e Matheus França (4);

Atacantes: Gabigol (17), Pedro (16), Lázaro (16), Marinho (10), Vitinho (9), Bruno Henrique (8) e Everton Cebolinha (2).

* já deixaram o Flamengo