Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo concretiza 17 saídas em 2022, cinco contratações e deixa pedido de Paulo Sousa pendente

Primeira janela de transferências nacionais e internacionais se encerra nesta terça (12); Fla se vê satisfeito com o balanço de chegadas e saídas, apesar de não ter contratado volante

Elenco do Flamengo passa por grande reformulação sob o comando de Paulo Sousa (Arte Lance!)
Escrito por

Depois de negociar uma série de jovens da base, o Flamengo negociou o primeiro jogador experiente em meio a um processo de reformulação de seu plantel, proposto pela diretoria e arquitetado por Paulo Sousa. Renê foi o mais recente a sair do clube (acertou com o Internacional). Outras despedidas podem ocorrer ao longo do ano, assim como contratações, mas as chegadas ficaram para depois. 

Ao todo, o Flamengo liberou 17 atletas em 2022 (veja a lista completa abaixo). O clube emprestou jovens considerados promissores para permitir mais rodagem e experiência, como Ramon (Red Bull Bragantino), Noga (Atlético-GO), e Hugo Moura (Athletico-PR), vendeu outros, como Michael (para o Al-Hilal, da Arábia Saudita), e desafogou a folha salarial agora com a saída de Renê, que estava na lista de negociáveis e não teria espaço com Paulo Sousa. 

O Fla também não deve mais tentar a contratação em definitivo de Andreas Pereira, emprestado pelo Manchester United até junho deste ano. Já em relação a reforços, foram cinco até agora: o goleiro Santos, os zagueiros Fabrício Bruno e Pablo, o lateral-esquerdo/ala Ayrton Lucas e o atacante Marinho.

A primeira janela de transferências nacionais e internacionais se encerra nesta terça-feira (12). Ou seja, o Flamengo não poderá mais regularizar novos jogadores para pôr a campo até o dia 18 de julho, quando a segunda (e última) janela abre. 

O saldo no mercado é tido como positivo, embora não tenha ocorrido a contratação de um volante, como Paulo Sousa havia pedido ainda antes de iniciar os trabalhos no Ninho do Urubu - além de um goleiro e um ponta. Thiago Mendes, do Lyon, voltou a ser sondado, Edenílson, do Internacional, idem, mas as conversas não engrenaram, e a chegada de um meio-campista ficou para o segundo semestre.

AS 17 SAÍDAS NA TEMPORADA

Ramon - Emprestado ao Red Bull Bragantino
Noga - Emprestado ao Atlético-GO
Michael - Vendido para o Al-Hilal
Kenedy - Chamado de volta pelo Chelsea
César - Fim do vínculo
Bruno Viana - Fim do empréstimo
João Lucas - Negociado com o Cuiabá
Max - Negociado com o Colorado Rapids
Piris da Motta - Negociado com o Cerro Porteño
Hugo Moura - Emprestado ao Athletico-PR 
Vitor Gabriel - Emprestado ao Juventude
Gabriel Batista - Emprestado ao Sampaio Corrêa
Thiaguinho - Emprestado ao Houston Dynamo FC
Yuri de Oliveira - Liberado para negociar
João Fernando - Liberado para negociar
Renê - Negociado com o Internacional
Bill - Negociado com o Dnipro (emprestado ao Sport)

AS 5 CHEGADAS NA TEMPORADA

Santos - Contratado junto ao Athletico-PR
Fabrício Bruno - Contratado junto ao Red Bull Bragantino
Pablo - Contratado junto ao Lokomotiv Moscou
Ayrton Lucas - Emprestado pelo Spartak Moscou
Marinho - Contratado junto ao Santos