Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Filipe Luís quebra escrita de quase 10 anos e se mantém ‘on’ para a Seleção

Lateral-esquerdo é um caso raro de titular da Seleção Brasileira que é repatriado. Ao LANCE!, auxiliar de Tite externa o quanto e como Filipe pode colaborar no Flamengo 

Filipe Luís, ainda sem data para estrear, assinou com o Flamengo até 12/2021 (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Transparente e bem esclarecido, Filipe Luís foi apresentado e adotou o discurso de vir "para fazer história" e agregar com a sua vasta experiência no futebol europeu. E, aos 33 anos, o novo lateral-esquerdo do Flamengo não esconde que está com gás e quer se manter "on" para as próximas convocações da Seleção Brasileira. 

A próxima lista de Tite será divulgada no dia 16 de agosto, quando, provavelmente, Filipe já terá estreado pelo Rubro-Negro - cabe destacar que ele já está regularizado, mas ainda não tem data para jogar. A chamada será para dois amistosos: com Colômbia e Peru, nos dias 6 e 10 de setembro.

Principal auxiliar do técnico de Tite, Cléber Xavier conversou com o LANCE! e externou o quanto e como Filipe deve contribuir para a equipe de Jorge Jesus.

- O Filipe é um atleta e um profissional de alto nível. Defensivamente, tem uma técnica apurada e, taticamente, leitura de jogo e posicionamento diferenciados. Tanto no Atlético (de Madrid), quanto na Seleção demonstrou muito bem isso nas suas atuações. Ofensivamente, posso dizer que é um lateral construtor, com visão, passe e cruzamento precisos.

Agora no Flamengo, Filipe Luís quebra uma escrita que dura quase dez anos. Isso porque, um titular da Seleção Brasileira não é repatriado pelo futebol nacional desde janeiro de 2010, quando Robinho desembarcou no Santos, vindo do Manchester City e com o receio de ficar de fora da Copa do Mundo daquele ano - o que não ocorreu.

Filipe Luís chega com muita moral no Fla (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Filipe foi titular em quatro jogos do Brasil na Copa América. Só perdeu o posto ao se lesionar. Em sua apresentação, entre diversas respostas contundentes, o defensor ex-Atleti deixou o seguinte recado em prol da Amarelinha:

- Ser campeão da Copa America foi muito especial... Vai ter um documentário sobre essa conquista, e vocês vão ver o quão especial foi. Estar aqui hoje fortalece (estar na Seleção), quero estar sempre disponível. Você, jogando no Flamengo, a Seleção está presente. Eu sempre quero estar disponível e isso só depende de mim - disse, completando sobre a adaptação no Brasil: 

- Sei que a adaptação não será fácil. Até desanimei um pouco durante a Copa América por conta dos gramados. Mas venho para encarar qualquer situação, sei o que vou enfrentar. Venho para ajudar com a experiência que adquiri lá fora - emendou. 

Ainda sobre o tema acima, o L! ouviu Sávio, um dos empresários de Filipe.

- É muito bom porque estamos falando de um jogador extraordinário, de nível muito alto, Seleção Brasileira e com muita bagagem de futebol europeu. Quem ganha com isso é o futebol brasileiro também. O processo demorou um pouco, mas é natural, faz parte. Volta ao Brasil após 15 anos e, felizmente, deu tudo certo. Todos estamos muito contentes - falou Sávio, no Ninho do Urubu. 

MAIS SOBRE FILIPE LUÍS

Filipe Luís estava na Europa desde a temporada 2004/05, quando deixou o Figueirense rumo ao Ajax. Já na temporada seguinte, o lateral iniciou a sua trajetória no futebol espanhol, indo para o Real Madrid B - por empréstimo. Em seguida, rumou para Deportivo la Coruña e Atlético de Madrid. Pelos Colchoneros, fez muito sucesso e deu uma pausa quando, em 2014, foi parar no Chelsea, porém logo retornou para o clube da capital espanhola.

Agora, chega para ser o dono da lateral esquerda do Flamengo, que, atualmente, conta com Renê e Trauco. Da dupla que já estava no Rubro-Negro, o peruano é quem tem a situação indefinida, já que só possui vínculo até o fim deste ano e, de acordo com seu empresário, há clubes interessados em contar com ele. O Flamengo não recebeu qualquer proposta.