Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo está otimista para contar com sete ‘reforços’ contra o Del Valle; veja o que falta para avançar

Além da volta dos primeiros infectados pela Covid-19 no Equador, Gabigol deve estar à disposição do Fla para o duelo diante do Del Valle, quarta, pela Libertadores - o foco atual

Fla dedicou a vitória contra o Barcelona-EQU aos donos destas respectivas camisas (Foto: Divulgação/Flamengo)
Escrito por

O Flamengo vive dias de apreensão e imbróglios, tendo recebido duas negativas em meio a um surto de Covid-19, que infectou 16 atletas do elenco - além de membros dos departamentos de futebol, médico e dirigentes. As rejeições vieram de CBF e Conmebol, sendo esta última negando o pedido de mais dez inscrições visando os dois próximos jogos da Libertadores.

A maior preocupação do Flamengo atualmente, embora tenha recorrido até ao STJD para adiar a partida deste domingo, contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, é quanto à próxima quarta (30). E esta data pode assegurar uma vaga antecipada às oitavas ou até transformar o cenário em um drama.

DE OLHO EM PRECEDENTE...

Há otimismo internamente por conta do seguinte precedente na Libertadores: a Conmebol autorizou o Boca Juniors a enfrentar o Libertad com jogadores infectados pelo novo coronavírus, alegando que os atletas tinham sido infectados, à época, há mais de dez dias e, por isso, não transmitiriam a doença. E os sete primeiros infectados da delegação do Fla que esteve recentemente no Equador chegarão na próxima semana, para enfrentar o Independiente Del Valle, após 11 dias do teste positivo. São eles: Mauricio Isla, Filipe Luís, Diego Ribas, Michael, Vitinho e Bruno Henrique e Matheuzinho.

O LANCE! apurou que todos os citados acima estão assintomáticos, o que tende a garantir a presença deles no Maracanã. Além disso, Gabigol, dúvida para domingo, também é esperado para quarta (caso não haja um novo contratempo físico neste ínterim, obviamente). Diego Alves e Pedro Rocha, que se recuperam de lesão como o camisa 9, são outras possibilidades, porém remotas.

Já os ausentes garantidos, todos por conta dos mais recentes positivos para Covid-19, são: Gabriel Batista, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Matheus Thuler, Léo Pereira, Renê, Arão e Everton Ribeiro e João Gomes. E ainda tiveram os casos de Gabriel Noga, Rodrigo Muniz e Pepê, confirmados na última noite e naturais baixas.

Em suma, o cenário atual é: há apenas 11 nomes garantidos para quarta (César, João Lucas, Ramon, Natan, Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta, Guilherme Bala, Pedro, Lázaro e Lincoln), sendo apenas um zagueiro: o jovem Natan. É essencial, esportivamente, que o clube consiga escalar os sete citados anteriormente.

... E TAMBÉM NA VAGA ANTECIPADA

Gabigol deve voltar na quarta (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

O técnico à beira do gramado deve ser Jordi Guerrero, auxiliar de Domènec Torrent (também infectado). Ele pode ser o responsável por, com oito peças de volta (os primeiros infectados no Equador e Gabigol), conduzir o Fla à próxima fase antes da última rodada. Para isso, em caso de vitória contra o Del Valle, precisa torcer para que o Junior Barranquilla empate ou seja derrotado para o Barcelona-EQU - que jogam no mesmo dia e horário (21h30 de Brasília).

Já se o Rubro-Negro empatar, a necessidade é por um revés do Junior, em sua casa, contra o Barcelona. Em tempo: em caso de derrota do Flamengo, não há chance de vaga antecipada. Confira e simule a tabela da Libertadores aqui.