Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Está fora! Fifa suspende Guerrero provisoriamente por 30 dias

Exame antidoping do atacante constatou a presença de substância estimulante S6

(Foto: Marcelo Cortes/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

Guerrero está proibido de jogar. A Federação Peruana de Futebol (FPF) publicou um comunicado nesta sexta-feira confirmando que a Comissão Disciplinar da Fifa suspendeu o atacante provisoriamente por 30 dias. A punição foi divulgada porque o camisa 9 do Flamengo fez, supostamente, o uso de uma substância estimulante (S6) na partida entre Peru x Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O duelo foi realizado no último dia 5 de outubro atacante.

A punição da Fifa é válida para todos os jogos neste período. Portanto, Guerrero não pode atuar pelo Flamengo e pela seleção peruana por um mês. Ele está fora da disputa da repescagem para a Copa do Mundo, contra a Nova Zelândia, e também do Campeonato Brasileiro.

A Federação Peruana de Futebol disse que acata a decisão da Fifa e que confia no esclarecimento dos fatos. A FPF também deixou uma mensagem de apoio a Guerrero neste momento de investigação.

- Valorizamos sua imensa contribuição para a nossa seleção pelo que a FPF e o Peru inteiros se solidarizam com ele nesses momentos difíceis - diz um trecho do comunicado.

O presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera, explicou, ao LANCE!, que ainda não é possível afirmar que o peruano foi flagrado no antidoping, pois é preciso checar e fazer o exame da contraprova.

Apesar de já ser de conhecimento geral que a substância trata-se de um estimulante, é impossível saber, por enquanto, o que Guerrero usou para apresentar tal indício no exame. O S6 pode ser encontrado, por exemplo, em medicamentos antigripais.

- O que existe no momento é um resultado analítico adverso (RAA) para uma substância "S6" estimulante, estimulantes que estão na categoria "S6". Pode vir de uma medicação utilizada, e aí não é um resultado positivo - disse Solera ao SporTV.

O Flamengo afirma não ter sido notificado oficialmente, mas o presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera, disse ter tomado conhecimento do caso pela comissão médica do clube.

- Existe o resultado analítico adverso para S6 Estimulante e o jogador é o Guerrero. No Flamengo, não aconteceu nenhum tipo de contaminação ou administração de medicamento equivocada. Tenho acesso ao prontuário médico do jogador e o Flamengo mostrou que não administrou nenhuma medicação que pudesse metabolizar ou representar o S6 Estimulante - explicou.

Perguntado sobre a possibilidade de o jogador ter usado cocaína e a relação que a substância pode ter com o grupo S6 Estimulante, Solera disse que a hipótese não está descartada, mas não há a confirmação da utilização da droga por parte de Guerrero.

- Cocaína é um dos estimulantes. Ela tem o poder de estimular algo entorno de 20 minutos, depois entra na fase depressora, mas é tida como uma substância estimulante e faz parte do grupo S6. Ainda não posso dizer se é cocaína, porque no resultado veio S6 estimulante e a cocaína faz parte desse grupo, porém não há a possibilidade de ninguém confirmar, neste momento, se a droga foi utilizada - comentou.

MÃE DE GUERRERO CONTOU QUE FILHO ESTEVE GRIPADO

Em entrevista poucos dias após a vitória do Peru sobre a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a mãe do atacante Guerrero, conhecida como Dona Peta, disse que o filho estava gripado.

- Ele estava com gripo, mas ainda assim se apresentou ao Peru - disse a mãe do jogador ao canal La banda del Chino.

Portanto, há, sim a possibilidade de Guerrero ter utilizado um medicamento antigripal que o comprometeu no exame antidoping.