Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Erick Pulgar: entenda as polêmicas e conheça o chileno que está a caminho do Flamengo

Jogador, de 28 anos, já se envolveu em duas grandes polêmicas: em 2013, ele atropelou um senhor, que morreu, e, neste ano, esteve envolvido em denúncia de estupro<br>

Reforço do Flamengo, Pulgar tem passagens pela seleção do Chile (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito por

O Flamengo está próximo de concretizar a contratação do volante chileno Erick Pulgar, da Fiorentina. Ele é aguardado no Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira e passará por exames médicos antes de assinar contrato de três anos com o clube carioca. 

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

A negociação do Flamengo com Pulgar, no entanto, gerou polêmica em parte da torcida rubro-negra. Alguns torcedores, contra a contratação do jogador, puxaram a campanha #PulgarNão nas redes sociais.

Mas, afinal, quem é Erick Pulgar e quais são as polêmicas envolvendo o volante chileno?

CARACTERÍSTICAS

Descrito como "cabeça de área" por Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, Pulgar, de 28 anos, chega para disputar posição com Thiago Maia como primeiro volante do time de Dorival Júnior.

De acordo com jornalistas chilenos, ele é conhecido por ser um jogador de boa técnica e bom arremate de média distância, além de ter boa dinâmica e ser aplicado taticamente. Pulgar também se destaca pelo bom jogo aéreo, pela boa resistência e o poder de marcação

Pulgar em ação pelo Chile (Foto: AFP)

TRAJETÓRIA: DO CHILE À EUROPA

Natural de Antofagasta, cidade localizada ao norte do Chile, Erick Pulgar iniciou a carreira em um clube local, o Deportes Antofagasta. Promovido ao time principal logo aos 17 anos, o atleta jogava de zagueiro central no começo da carreira.

Ele atuou durante três temporadas no clube da sua cidade natal, até que foi transferido à Universidad Católica, em 2015. Nos Cruzados, Pulgar se tornou meia e viu a sua carreira deslanchar. As boas atuações chamaram a atenção de Jorge Sampaoli, que o convocou pela primeira vez para a Seleção Chilena também em 2015.

+ Oscar e Vitinho em pauta: Marcos Braz atualiza situação do Flamengo no mercado

Erick Pulgar se tornou nome frequente na seleção e passou a atuar ao lado Arturo Vidal, seu futuro companheiro no Flamengo. Presente na última convocação de Eduardo Berrizo, ele soma 40 jogos disputados e quatro gols marcados com a camisa da Roja.

A primeira chance de Pulgar na Europa foi no Bologna, da Itália, onde ficou por quatro temporadas. Na melhor delas, em 2018/19, ele fez 30 partidas, marcando seis gols e dando duas assistências, despertando o interesse da Fiorentina. A sua primeira temporada na Viola foi ainda melhor, com sete gols e oito assistências em 41 compromissos.

No entanto, o ano seguinte foi de declínio, perdendo espaço na equipe, principalmente após ser diagnosticado com Covid-19. Na última temporada, 2021/22, ele foi emprestado ao Galatasaray, da Turquia, e não estava nos planos da Fiorentina para a próxima temporada.

Pulgar se destaca no jogo aéreo (Divulgação/Seleção Chilena)

ATROPELAMENTO E FUGA

Em 2013, quando tinha 18 anos e iniciava a sua carreira internacional pelo Club Deportes Antofafasta, ocorreu o primeiro episódio polêmico da vida extra-campo de Pulgar. O meia chileno atropelou um senhor de 66 anos e não prestou socorro. A vítima veio a óbito, e o jogador foi preso preventivamente.

Em depoimento à polícia à época, Pulgar afirmou que fugiu pois estava com medo, já que não tinha licença para dirigir, mesmo tendo experiência de dois anos ao volante. 

Anos mais tarde, o jogador foi condenado em Antofagasta por quase homicídio. À época, o atleta já era habilitado, mas, por conta do ocorrido, teve a sua carteira de motorista suspensa por um ano. Os filhos da vítima ficaram indignados com a sentença e prosseguiram com um processo contra Pulgar na 28ª Vara Cível de Santiago.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

ENVOLVIMENTO EM ESTUPRO

Em junho deste ano, o atleta foi envolvido em uma denúncia de estupro, feita por uma mulher de 24 anos. Apesar de não denunciar Pulgar como infrator, a vítima afirma que o delito teria ocorrido na casa do volante, em Santiago. Ele foi interrogado pela Polícia local e negou as acusações.

Em um longo post no Instagram - que foi posteriormente apagado -, Pulgar se pronunciou por meio de um comunicado oficial, Nele, ele afirmou ter se colocado à disposição para a investigação e que não tinha "conhecimento de quaisquer problemas que tenham surgido" em sua casa. Por fim, declarou: "Não estou envolvido em nenhuma denúncia ou crime".

FICHA TÉCNICA
​Nome completo:
Erick Antonio Pulgar Farfán
Idade: 29 anos (15/1/1994)
Pé preferido: Direito
Altura: 1,86m
Peso: 78 kg
Clubes: Antofagasta, Universidad Católica, Bologna, Fiorentina e Galatasaray.