Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Menos passes, mais lançamentos: os números da má atuação do Flamengo

Sob o comando de Abel Braga, Rubro-Negro não teve o domínio da partida e, com gol do Fluminense nos acréscimos, acabou eliminado na semifinal da Taça Guanabara

Atuação discreta de Diego - e de todo time - marcou o Fla-Flu no Maracanã (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

O Flamengo teve seus piores números da temporada diante do Fluminense, os quais ajudam a explicar a atuação - e a eliminação - sofrida na quinta-feira, no Maracanã, com o rival assegurando vaga na final da Taça Guanabara contra o Vasco. Em comparação às cinco rodadas da fase de grupos, o número de passes e de finalizações caiu, assim como a posse de bola. Por outro lado, o número de lançamentos subiu drasticamente: foram 36 tentativas no Fla-Flu.

Após o jogo, Abel Braga disse que a postura do rival, que buscou e teve a posse de bola, não o surpreendeu. Contudo, afirmou que faltou ao time aproveitar as chances que teve para contra-atacar. Foram três chutes certos do Fla no jogo.

- O Fluminense fez o que está acostumado a fazer. Conversamos antes do jogo que pensávamos apenas na vitória, não no empate pela vantagem. Sabíamos como eles jogam, tivemos boas roubadas de bola e não conseguimos dar sequência. O adversário tem virtude, não podemos tirar isso deles - avaliou.

A postura da equipe, contudo, foi de dar a bola ao adversário e só apostar nos contra-ataques. O Flamengo, em nenhum momento da partida, se propôs a tirar a posse de bola do Fluminense e deixar o rival em situação desconfortável.

O elenco do Flamengo se reapresenta nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu, às 16h30. O próximo jogo é no dia 24, contra o Americano pela Taça Rio. Depois, no dia 28, o time enfrenta a Portuguesa, mas o foco da comissão técnica já está voltado para a estreia na fase de grupos da Copa Libertadores. No Grupo D, o Rubro-Negro enfrenta o San José, em Oruro, na Bolívia, no dia 5 de março.

- Agora vamos ter alguns dias até o momento mais importante, que é a estreia na Conmebol Libertadores na altitude - finalizou Abel, técnico do Flamengo.

NÚMEROS DO FLAMENGO NA TAÇA GUANABARA (VIA FOOTSTATS):

1ª Rodada - Flamengo 2x1 Bangu

24 Finalizações (10 certas)
499 Passes (465 certos)
19 Lançamentos (5 certos)
17 Perdas de Posse
69,1% Posse de bola

2ª Rodada - Resende 1x1 Flamengo

8 Finalizações (3 certas)
516 Passes (480 certos)
28 Lançamentos (6 certos)
36 Perdas de Posse
59,2% Posse de bola

3ª Rodada - Botafogo 1x2 Flamengo

13 Finalizações (3 certas)
498 Passes (462 certos)
25 Lançamentos (13 certos)
28 Perdas de Posse
58,6% Posse de bola

4ª Rodada - Flamengo 3x1 Boavista

22 Finalizações (9 certas)
421 Passes (382 certos)
22 Lançamentos (11 certos)
34 Perdas de Posse
56% Posse de bola

5ª Rodada - Flamengo 4x0 Cabofriense

20 Finalizações (10 certas)
442 Passes (414 certos)
11 Lançamentos (6 certos)
24 Perdas de Posse
53% Posse de bola

Semifinal - Flamengo 0x1 Fluminense

8 Finalizações (3 certas)
303 Passes (267 certos)
36 Lançamentos (11 certos)
20 Perdas de Posse
38,5% Posse de bola