Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo reencontra Corinthians na Libertadores após 12 anos com nova realidade; veja comparação

Equipes se enfrentam nesta terça-feira, em Itaquera, pelo jogo de ida das quartas de final. Em 2010, Fla levou a melhor e eliminou o rival nas oitavas

Flamengo eliminou Corinthians na Libertadores de 2010 (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress)
Escrito por

Doze anos depois, o Flamengo volta a encarar o Corinthians em um mata-mata de Libertadores. No entanto, daquele time que eliminou o rival nas oitavas de final em 2010, pouco se vê no Rubro-Negro atual. O clube agora vive outra realidade - financeira e esportiva - e mira a terceira final continental em quatro anos.

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

Flamengo e Corinthians abrem nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), a disputa por uma vaga na semifinal da Libertadores. A partida será na Neo Química Arena e terá transmissão em Tempo Real do LANCE!.

2010: ÉPOCA DE DÍVIDAS E CLASSIFICAÇÃO 'RARA'

Um ano após o hexacampeonato brasileiro, o Flamengo ainda vivia a época de gestões amadoras e de pouca responsabilidade financeira. Afundado em dívidas, o clube continuava gastando o que não podia para formar elencos minimamente competitivos em busca de títulos.

+ Corinthians x Flamengo: veja os times, desfalques e onde assistir

Apesar de ter sido campeão nacional no ano anterior, o Rubro-Negro chegou para o confronto contra o Corinthians, nas oitavas de final da Libertadores, um tanto quanto desacreditado. A equipe fez uma fase de grupos irregular e avançou no sufoco, com a pior campanha entre os 16 classificados. O clube paulista, por outro lado, era o dono da melhor campanha e teria a vantagem de decidir em casa.

As chances do Flamengo aumentaram após a vitória de 1 a 0 no jogo de ida, no Maracanã, com gol de pênalti de Adriano. No entanto, a superioridade corintiana ficou clara na volta e os paulistas abriram 2 a 0 no Pacaembu ainda no primeiro tempo. A classificação rubro-negra veio com nova dose de sufoco: gol heroico de Vagner Love e pressão do adversário até o minuto final.

+ Com liberação do Shanghai Port, Oscar fica mais próximo de reforçar o Flamengo

Apesar de marcante e muito celebrada, aquela classificação pareceu ter sido um ponto fora da curva para o Flamengo da época. O clube estava há 17 anos sem disputar as quartas de final da Libertadores e sofreu pela falta de experiência na competição, sendo eliminado para a Universidad do Chile. 

Escalação do Flamengo na classificação em 2010:
Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado (Toró), Willians e Vinicius Pacheco (Kleberson); Vagner Love (Fierro) e Adriano. Técnico: Rogério Lourenço.

Vagner Love foi o herói em 2010 (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)

2022: POTÊNCIA ECONÔMICA E FORÇA CONTINENTAL

A realidade do Flamengo começou a mudar a partir da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, em 2013. A nova diretoria passou a defender a austeridade financeira, reduzindo grande parte da dívida rubro-negra e vendo as receitas aumentarem ano a ano.

Após anos de rigidez financeira, o Flamengo ajeitou as contas e se tornou a maior potência econômica do futebol brasileiro. A partir de 2016, o clube passou a investir na contratação de jogadores, como Diego, Everton Ribeiro, Gabigol, Arrascaeta e cia., que transformaram a realidade esportiva rubro-negra.

+ Mata-matas, clássico e mais: veja agenda do Flamengo em agosto

Com elencos competitivos, o Fla passou a ser figura constante na Libertadores e disputou todas últimas seis edições da Libertadores. O clube, assim, superou o recorde de participações seguidas, que era de quatro e persistia desde a década de 80. Naturalmente, passou a ir mais longe na competição: o bicampeonato veio em 2019 e o tri bateu na trave em 2021.

Caso repita 2010 e elimine o Corinthians novamente, o Flamengo estará a um passo da terceira final de Libertadores em apenas quatro anos. Algo impensável doze anos atrás e se tornou "normal" diante da nova realidade rubro-negra.

+ Libertadores: confira o caminho do Flamengo até a final

Provável Flamengo para pegar o Corinthians em 2022:
Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes (Vidal), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior.