Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dupla sobra em semifinal contra o Vasco e é a boa notícia do Flamengo em 2023

Reservas na última temporada, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas conquistam titularidade sob o comando de Vítor Pereira

O zagueiro Fabrício Bruno em ação pelo Flamengo (Foto: Armando Paiva/LANCE!)
Escrito por

O Flamengo venceu o Vasco por duas vezes e disputará o título do Campeonato Carioca com o Fluminense nos dias 2 e 9 de abril. A classificação e as vitórias nos clássicos trazem alívio momentâneo na pressão sobre o técnico e jogadores, mas não escondem que o time ainda está abaixo coletivamente. De positivo, há as atuações consistentes de Fabrício Bruno e Ayrton Lucas.

+ ATUAÇÕES: Pedro é eficiente e leva a melhor nota do Flamengo contra o Vasco

O zagueiro e o lateral-esquerdo são as novidades no time titular em relação a 2022. Com Dorival Júnior, os dois eram reservas na última temporada. Não que estivessem mal, mas a titularidade de Léo Pereira e David Luiz, na defesa, e Filipe Luís, na lateral esquerda, eram incontestáveis no momento. Desde janeiro, o cenário mudou, e a dupla assumiu a condição de titular do Flamengo.

A POTÊNCIA DE AYRTON LUCAS

Filipe Luís já avisava que Ayrton Lucas estava 'voando" nos treinos, e o lateral-esquerdo está mostrando em campo. No sistema de Vítor Pereira, com três zagueiros, atua como ala, tendo mais liberdade para chegar à linha de fundo, uma de suas principais características. A potência física para ir e voltar ao ataque, a condução da bola em velocidade e conclusão da jogada o tornam um dos principais nomes do Flamengo na temporada. Foi assim no domingo, quando participou do primeiro gol contra o Vasco, do Pedro, e marcou o terceiro gol, já nos minutos finais no Maracanã.

- Fui feliz. Estava do lado esquerdo, fiz o movimento, acabou tendo a falta, fiquei no meio. O Pedro foi bem, bateu a falta rápido, feliz demais de estar marcando com essa camisa. Trabalhar, pois teremos uma final muito difícil - disse Ayrton Lucas após a vitória por 3 a 1 no Clássico dos Milhões.

O camisa 6 Ayrton Lucas no Clássico dos Milhões (Foto: Armando Paiva / LANCE!)

FABRÍCIO BRUNO SE IMPÕE NA DEFESA

Nas vitória por 3 a 2 e 3 a 1 sobre o Vasco, o sistema defensivo voltou a apresentar dificuldades. Os gols sofridos falam por si só, e o time ainda não mostra consistência com os três zagueiros expostos em muitos momentos. O momento individual de alguns nomes, como Thiago Maia e David Luiz, também não ajudam, diferente da fase vivida por Fabrício Bruno, decisivo para a classificação.

+ Vítor Pereira admite atuação abaixo do Flamengo e projeta decisão do Carioca

No jogo de ida, marcou o gol da vitória. Defensivamente, o camisa 15 é quem vem tendo o melhor desempenho entre os zagueiros. Fabrício Bruno tem atuado aberto pelo lado direito e impressiona pela velocidade e capacidade de recuperação, sendo destaque na parte defensiva do Rubro-Negro.

+ VÍDEO: veja os melhores momentos da vitória do Flamengo sobre o Vasco na semifinal

O defensor também está sobrando fisicamente, enquanto seus companheiros não. David Luiz, Rodrigo Caio, Pablo, Léo Pereira... Todos os demais já tiveram problemas físicos nesta temporada.

As duas semanas até o primeiro Fla-Flu darão a Vítor Pereira tempo para fazer os ajustes necessários na equipe, além de aprimorar a parte física do elenco. O técnico não costuma repetir a equipe titular, mas as presenças de Ayrton Lucas e Fabrício Bruno são duas certezas para as finais.