Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dose de paciência e apoio da Nação nas redes: entenda como o Flamengo teve um final feliz com David Luiz

Enquanto a diretoria fazia o trabalho e se movimentou na hora certa com paciência, a torcida rubro-negra chegou a tomar os trending topics do twitter

Escrito por

O anúncio de David Luiz no Flamengo, neste sábado, foi o último capítulo de uma novela que terminou feliz para o torcedor rubro-negro. A negociação não foi fácil e durou um pouco mais do que a torcida esperava. No entanto, tudo foi conforme o necessário para que o zagueiro desembarcasse no clube da Gávea. Assim, o LANCE! explica como o Rubro-Negro contratou o jogador.

> Veja quantos títulos David Luiz, reforço do Flamengo, conquistou na carreira

Inicialmente, vale destacar que a necessidade por um zagueiro não era segredo no Flamengo. Desde a saída de Pablo Marí, o Fla não havia encontrado um substituo à altura do jogador. Dessa forma, em entrevista ao "Canal RaFla Mello, Marcos Braz, VP de futebol do clube, havia avisado que o Flamengo tentará "fazer todas as contratações possíveis".

A gente está bem servido (na zaga), mas precisa ainda de contratação. A gente gostaria de contratar, ainda mais para essa posição. Não sei se será possível nesse momento, mas, até o dia 28, tentaremos fazer todas as contratações possíveis que se possam fazer - disse o vice-presidente de futebol.

> Veja a tabela do Brasileirão

Nesse cenário, o nome de David Luiz, que estava sem clube desde que deixou o Arsenal, da Inglaterra, em junho, ganhou força entre os torcedores. A Nação se mobilizou para que a hashtag #DavidLuizNoFlamengo se tornasse um dos assuntos mais comentados do Twitter, no Brasil e no mundo.

No entanto, o tema foi despistado pelo vice-presidente Marcos Braz. Em entrevista coletiva realizada no dia 23 de agosto, o dirigente frisou que não havia "absolutamente nada oficial". No entanto, já havia destacado que sempre teria o nome de um zagueiro na lista de possíveis reforços. 

- Não tem absolutamente nada oficial, nada perto. (O David Luiz) é um jogador de Seleção Brasileira. O jogador estava em Angra dos Reis há três meses, tem familiares em Juiz de Fora, se não me engano. É muito perto aqui do Rio, e se deu esse pedido (da torcida). Mas não tem nada. Se falar de zagueiro, vai ter sempre alguém na nossa lista e tem que ser assim. Mas não temos o que falar do David Luiz, não teve nenhuma proximidade, nenhuma questão relacionada à proposta, não tem nada disso - disse Braz, emendando:

- O que tem é que o Bruno (Spindel) conhece o mercado e eu conheço o mercado, então a gente sabe "ah esse jogador vai pedir mais ou menos isso, isso é bom, isso é ruim...". Então a gente sabe muito bem quanto custa o David Luiz. Mas não tem nada perto, eu não vou enganar a torcida.

O Arsenal foi o último time de David Luiz na Europa (Foto: NICK POTTS / POOL / AFP)

Quatro dias depois, Braz mudou o discurso, mas na mesma linha de afastar a possibilidade da contratação do jogador. De "não tem absolutamente nada oficial" virou "pouco provável".

- A janela está se fechando, mas queria lembrar aos torcedores que (depois) não poderemos contratar jogadores que têm contrato em vigência. Jogador que está liberado, temos um prazo a mais - falou, antes de responder diretamente sobre o zagueiro de 35 anos:

- É pouco provável (a contratação) - limitou-se a dizer Braz.

Marcos Braz é VP de futebol do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

No entanto, foi na última terça-feira que a situação mudou. Saiu de sondagem para uma negociação, com aprovação interna de esferas superiores, conforme informou inicialmente o "ge". Desse modo, com um teto financeiro estipulado que não fosse comprometer o orçamento do clube para 2022, foram até São Paulo para negociar com o empresário Giuliano Bertolucci.

Assim, as partes negociaram com tranquilidade. Braz e Bertolucci tem bom relacionamento e o último dia útil para se inscrever na Libertadores acontece apenas no dia 17 de setembro. Fora isso, a negociação não era simples, o que, consequentemente, demandava tempo.

Vale destacar ainda que para o andamento das propostas, havia uma dependência do Velho Continente. Conforme informou primeiramente o "ge", o Flamengo não teria condições de disputar com o euro. Isto é mais um ponto que mostra porque as tratativas demoraram mais do que a torcida esperava. 

Com a aproximação do fim da janela de transferências, ainda conforme o site, Braz se fez presente para os representantes e pontuou o Flamengo como uma possibilidade. Quando as inscrições para Champions League e Liga Europa chegaram ao fim, o destino natural se fez presente. 

Vale lembrar também que, em entrevista recente ao jornal "Daily Mail", da Inglaterra, David Luiz queria um clube com ambição e que lute por títulos. Assim, a paciência do Flamengo, o carinho da torcida e a afirmação do próprio técnico de que o time "quer ganhar tudo" foram fundamentais para que o zagueiro fosse contratado como novo reforço do Flamengo. 

(O destino) Vai ser o mesmo de antes: um clube com ambição. As ofertas até agora não tocaram o meu coração. Quero continuar em alto nível. Talvez isso aconteça na Premier League - falou David Luiz, em entrevista ao jornal inglês "Daily Mail", emendando:

- Estou trabalhando todos os dias. Quero pressão, lutar por títulos. Quero a sensação de ter que vencer todas as semanas. É por isso que sempre joguei futebol e ainda jogo. Quero me sentir vivo - concluiu o agora novo reforço do Flamengo.

David Luiz é jogador do Flamengo (Foto: Reprodução/Flamengo)