Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dorival supera início de Jorge Jesus e mira títulos para ‘exorcizar fantasma’ no Flamengo

Atual treinador tem números parecidos com o início do Mister, mas leva vantagem pelas classificações nas copas. Com elenco mais encorpado, ele mira três títulos em 2022

Dorival Júnior tem bom início de trabalho no Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

Desde 2020, todos os treinadores do Flamengo enfrentaram um problema em comum: a inevitável e repetitiva comparação com Jorge Jesus. Há menos de dois meses no comando do clube, Dorival Júnior conseguiu superar o início do técnico português e agora mira a conquista de títulos para "exorcizar" de vez o fantasma do Mister.

+ São Paulo x Flamengo: prováveis times, desfalques e onde assistir

Em diferentes proporções, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho e Paulo Sousa foram vítimas da difícil comparação com Jorge Jesus. Desde que saiu do Fla, em julho de 2020, o vitorioso treinador seguiu na memória da torcida rubro-negra como parâmetro de bom futebol e resultados. A cada troca no comando, o nome dele voltava à tona e era pedido por parte dos torcedores.

Após a demissão de Paulo Sousa, o Flamengo apostou em Dorival Júnior e viu o time voltar a corresponder às expectativas de rendimento criadas sobre o elenco estrelado. As atuações convincentes nas últimas semanas fizeram, inclusive, os torcedores mais eufóricos lembrarem do Flamengo de 2019.

+ Golaços, vítimas e garçons: o raio-X dos 50 gols de Arrascaeta pelo Flamengo

Os números justificam tal comparação. Em 16 jogos sob o comando de Dorival, o Flamengo teve 11 vitórias, um empate e quatro derrotas - um aproveitamento de 71%. Nos primeiros 16 jogos com Jorge Jesus, foram 10 vitórias, quatro empates e uma derrota - os mesmos 71% de aproveitamento.

Primeiros 16 jogos de Dorival Júnior

11 vitórias
1 empate
4 derrotas
33 gols marcados
12 gols sofridos
70,8% de aproveitamento
2 classificações (Tolima e Atlético-MG)

Dorival em treino no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Primeiros 16 jogos de Jorge Jesus

10 vitórias
4 empates
2 derrotas
34 gols marcados
11 gols sofridos
70,8% de aproveitamento
1 classificação (Emelec - Libertadores)
1 eliminação (Athletico - Copa do Brasil)

É verdade que, neste recorte, o time do Mister marcou um gol a mais e sofreu um a menos. Dorival, no entanto, leva vantagem porque comandou o Fla em duas classificações em mata-mata: nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores. Jesus, por sua vez, sofreu eliminação nos pênaltis para o Athletico-PR, na Copa do Brasil.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

Na disputa de três competições, Dorival agora precisa de títulos para fazer a torcida do Flamengo "esquecer" Jorge Jesus. Em treze meses no comando da equipe, o Mister conquistou a Libertadores (2019), o Campeonato Brasileiro (2019), a Supercopa do Brasil (2020), a Recopa Sul-Americana (2020) e o Campeonato Carioca (2020).

Neste sábado, às 20h30, Dorival Júnior fará seu 17º jogo à frente do Flamengo. O adversário será o São Paulo, no Morumbi, em duelo pela 21ª rodada do Brasileiro. Em campanha de recuperação, o Rubro-Negro ocupa atualmente a quinta colocação, com 33 pontos. 

DORIVAL TEM ELENCO MAIS ENCORPADO

Elenco do Flamengo em 2019 (Delmiro Junior/Photo Premium/Lancepress!)

Se formos comparar os números de Dorival Júnior e Jorge Jesus, é preciso também comparar os elencos do Flamengo de cada época. Apesar de manter diversos nomes da equipe histórica de 2019, o Rubro-Negro atual conta com um plantel mais encorpado e com mais opções de nível internacional.

O time-base de Jorge Jesus era composto por: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. No banco de reservas, os nomes mais utilizados pelo português eram Renê, Diego, Vitinho, Reinier e Lincoln.

+ Com pacotão sul-americano, Flamengo chega a 30 reforços na gestão de Landim

O time-base de Dorival até o momento tem: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol. A diferença maior está no nível dos suplentes, em sua maioria jogadores com experiência internacional ou jovens com grande potencial: Pablo, Ayrton Lucas, Victor Hugo, Marinho e Lázaro são exemplos.

Recentemente, Dorival viu o elenco ficar ainda mais forte com a chegada de reforços de peso. Arturo Vidal e Everton Cebolinha já estrearam e têm entrado em todos os jogos. Em breve, Pulgar e Varela também ficarão à disposição do treinador. Por fim, Oscar está próximo de ser anunciado e deve ampliar ainda mais as opções.