Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Documentário sobre o bicampeonato do Flamengo na Libertadores é eleito o melhor curta do Cinefoot 2020

Catarse, do diretor Daniel Brunet, retrata o que a torcida rubro-negra sentiu nas horas que antecederam o título, em Lima, no Peru, na primeira decisão única da Copa Libertadores<br>

O documentário 'Catarse' retrata a decisão entre Flamengo e River Plate, em Lima, em 2019 (Foto: Divulgação)
Escrito por

O documentário 'Catarse', do diretor Daniel Brunet, foi eleito o melhor filme de curta-metragem da 11ª edição do Cinefoot, um dos principais festivais de cinema esportivo do mundo. O curta, com duração de 17 minutos, retrata o que a torcida rubro-negra vivenciou nas horas que antecederam a vitória por 2 a 1 sobre o River Plate, da Argentina, com virada nos minutos finais e que valeu o bicampeonato da Libertadores em 2019, em Lima, no Peru, ao time da Gávea.

+ CONFIRA A TABELA DA LIBERTADORES

Idealizador e responsável pelo documentário, Daniel Brunet atribui a conquista ao amor pelo Flamengo e pelo cinema. Segundo ele, isto aproximou a obra do público e foi fundamental para a vitória na votação popular no Cinefoot.

 -É como ganhar a Copa Libertadores! Vencer o Cinefoot com a bênção do voto popular é uma emoção muito grande. Esses votos deram ao “Catarse” um banho de glória… um banho de glória eterna. Obrigado a todos que votaram, obrigado à organização do CineFoot por ter selecionado um filme independente, feito com raça, amor e paixão - celebrou o diretor flamenguista.

A previsão agora é que o filme seja exibido em algumas sessões especiais para torcedores, podendo rodar algumas capitais brasileiras, mas será disponibilizado também, em breve, no Canal Mais Nação, no Youtube.

“Catarse” venceu a categoria mais disputada do festival: a Mostra Competitiva Internacional de Curta-Metragem, que contou com 38 filmes, entre nacionais e estrangeiros. A outra categoria, a Mostra Competitiva de Longas, teve 8 filmes na disputa.

Único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, o Cinefoot precisou apresentar sua cerimônia de premiação online pela primeira vez, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.