Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Destaque na base do Flamengo, João Fernando revela inspiração em Júlio César e mira estreia no profissional

Eleito o melhor goleiro da primeira fase do Brasileirão Sub-20, jovem de 19 anos cita habilidade com os pés e agilidade como principais características

João Fernando em ação pelo Flamengo (Foto: Divulgação)
Escrito por

Qual a sensação de defender seu time do coração? Poucas pessoas podem responder essa pergunta, mas uma delas é João Fernando, jovem goleiro do Flamengo. E com propriedade, afinal ele está no clube desde 2009. Torcedor de arquibancada, o atleta de 19 anos foi um dos destaques da equipe sub-20 na última temporada e não escondeu a satisfação em atuar pelo Rubro-Negro.

+ Trio do Flamengo na lista: veja 27 promessas que podem aparecer nos clubes brasileiros em 2021

- Eu sempre acompanhei de perto o time. Ser Flamengo é a melhor sensação do mundo e jogar pelo clube é algo que sempre sonhei, por isso é tão especial estar aqui. É como viver um sonho – disse João Fernando, em entrevista exclusiva ao LANCE!.

O ano de 2020 foi especial para o jovem goleiro. Apesar da ausência de títulos, ele aproveitou as oportunidades e se firmou como titular na equipe sub-20. O bom desempenho, inclusive, foi reconhecido em dezembro, quando João Fernando foi eleito o melhor goleiro da primeira fase do Brasileirão da categoria. O caminho até chegar a essa condição, no entanto, não foi fácil e contou com um 2019 de poucas partidas disputadas.

- Foi complicado, pois sabia que os outros goleiros eram muito qualificados e eu iria jogar pouco. Foquei muito e dei meu melhor, sempre com o pensamento de agarrar a oportunidade quando ela aparecesse. Mesmo no banco, trabalhei firme, pois sabia que a hora ia chegar.

+ Veja mais notícias do Flamengo
+ Flamengo de volta ao G-4: confira a tabela completa do Brasileirão


A temporada do sub-20 do Flamengo pode até ser comparada com a da equipe profissional. Após conquistar o Carioca, o Brasileirão e a Supercopa em 2019, o time não conseguiu manter o ritmo de conquistas e não levantou nenhuma taça em 2020. Para João Fernando, alguns fatores acabaram desfalcando o elenco e dificultando o trabalho do técnico Maurício Souza.

- Essa temporada foi difícil para nós. Somos um grupo unido, sabemos do nosso potencial, mas perdemos jogadores em alguns momentos importantes por lesão, por Covid-19 ou por ida ao profissional. Isso acabou prejudicando.

João Fernando se destaca por ser "pegador de pênaltis" (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

JOGO COM OS PÉS E FAMA DE “PEGADOR DE PÊNALTIS”

Quando se trata de inspiração, João Fernando não esconde a admiração por outro goleiro revelado pelo Flamengo: Júlio César. E assim como o ex-titular da Seleção Brasileira, o jovem, de 1,87m de altura, considera a habilidade para jogar com os pés e a agilidade como principais características dentro de campo.

- Sempre me espelhei no Júlio César. Posso dizer que faço um bom jogo com os pés, sou rápido e ágil. Considero meu estilo de jogo bastante moderno e estou sempre treinando forte para evoluir cada vez mais.

Outro quesito que chama atenção em João Fernando é a capacidade em defender cobranças de pênaltis. Em uma partida contra o Palmeiras em novembro de 2020, por exemplo, ele pegou duas penalidades em sequência e foi crucial para garantir a vitória rubro-negra (confira no vídeo abaixo). Sobre o assunto, o jovem prefere não se exaltar e afirma que o sucesso recente depende de muito estudo e treinamento.

- Eu vejo pênalti muito como algo do momento. Você tem que estar confiante e treinar bastante todos os tipos de batedores. E isso não me falta: treino muito, me concentro e tenho conseguido fazer isso bem.

EXPERIÊNCIA NOS PROFISSIONAIS E PLANOS PARA O FUTURO

Nos mais de dez anos na base rubro-negra, João Fernando já conquistou diversos títulos, incluindo uma Copa do Brasil Sub-17 e um Brasileirão Sub-20. O que poucas pessoas sabem é que ele também já teve o sabor de levantar uma taça com o time principal do Flamengo: a Florida Cup, em 2019. Após sofrer uma grave lesão no ano anterior, ele foi recompensado com a convocação para o torneio de pré-temporada e fez parte do grupo campeão, com apenas 17 anos na época.

- A convocação para a Florida Cup foi inesperada, mas um dos daqueles momentos que muda sua cabeça. Foi a minha primeira experiência mesmo com o profissional, pude sentir e viver tudo aquilo ali de perto. Me agregou e motivou muito para continuar sempre dando o meu melhor.

João Fernando (à esquerda) ao lado de Hugo e G. Batista (Foto: Divulgação/Flamengo)

Visto como uma grande promessa pela diretoria, João Fernando ainda tem mais um ano no sub-20, mas já coleciona treinos com a equipe profissional do Flamengo. Para o jovem, cada atividade com o grupo de cima é uma oportunidade de crescer ainda mais, principalmente ao lado dos goleiros mais experientes, como Diego Alves, César, Hugo Souza e Gabriel Batista.

- É muito bom e me agrega muito. O nível de exigência é maior no profissional. Minha relação com todos os goleiros é muito boa, de aprendizado, respeito e admiração. A troca é incrível, eles me deixam muito à vontade, e me espelho em todos eles.

A passagem de João Fernando pelo Flamengo já pode ser considerada longa, mas, se depender dele, está longe de acabar. Perguntado sobre quais seriam os maiores sonhos para a carreira, o goleiro não titubeou e garantiu que ainda tem muito a realizar pelo clube da Gávea.

- Jogar pelo time profissional do Flamengo, ganhar títulos com essa camisa e ser reconhecido como um dos melhores do mundo na posição.

*estagiário sob a supervisão de Aigor Ojêda