Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Derrota para o Corinthians evidencia necessidade do Flamengo por reforços no setor de meio-campo

Diante do Timão, Thiago Maia e João Gomes tiveram dificuldade para fazer a transição da defesa para o campo de ataque; Dorival Júnior estava sem volantes no banco de reservas  

Dorival Júnior, técnico do Flamengo, durante o jogo na Neo Química (Foto: Alex Silva)
Escrito por

A derrota do Flamengo para o Corinthians por 1 a 0 na Neo Química Arena, pela 16ª rodada do Brasileirão, explicou por que a diretoria está no mercado em negociações com três volantes. No último domingo, os dois únicos jogadores da posição mostraram dificuldade para fazer a transição da defesa ao campo de ataque, e Dorival Júnior não tinha opções para o setor no banco de reservas.

> ATUAÇÕES: Rodinei faz contra e leva a menor nota do Flamengo

O esquema adotado pelo treinador é o 4-3-3, geralmente, com três volantes. Os escolhidos diante do Timão foram Thiago Maia, João Gomes e Victor Hugo. Este último é meia-atacante, mas já se destacou na função e, mais uma vez, foi utilizado dessa maneira.

Com a formação, Thiago Maia e João Gomes são os principais responsáveis por pegar a bola no campo de defesa e fazê-la chegar até o ataque. No entanto, por causa da pressão imposta pelo Corinthians, sobretudo no primeiro tempo, a dupla não conseguiu cumprir essa função. O Flamengo, então, teve poucas oportunidades de chegar com perigo ao gol de Cássio.

Vale lembrar que, recentemente, o Fla perdeu dois jogadores da posição: Andreas Pereira, cujo contrato de empréstimo acabou, e Willian Arão, vendido ao Fenerbahçe-TUR. O primeiro era importante, pois ajudava na criação das jogadas ofensivas. Já o segundo, apesar de jogar mais recuado, é o líder do time em lançamentos certos.

A baixa de dois jogadores com características que seriam importantes para a partida de domingo, inclusive, foi um dos temas da entrevista coletiva de Dorival Júnior. Nesse sentido, o treinador concordou que o time perdeu velocidade com a ausência da dupla na transição para o setor ofensivo.

- Acho que é uma pontuação interessante. Estamos tentando mudar um pouco essa característica, justamente acelerando a troca de passe. É natural que, em alguns momentos, nós tenhamos um jogo um pouco mais moroso nessa transição, mas, na maioria das vezes, nós temos conseguido fazer com que a bola chegue com velocidade aos nossos meias - analisou Dorival.

Com a carência já identificada, o Flamengo segue no mercado em busca de reforços. A diretoria já encaminhou a contratação de Vidal e ainda negocia por Wendel e Walace. Dessa forma, caso as três contratações sejam sacramentadas, Dorival voltará a ter opções para corrigir o time quando o meio-campo não fluir.