Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Da queda à glória: a importância da Liberta na história de Abel e Leomir

Parceiros de longa data, o técnico Abel Braga e Leomir, como jogador e auxiliar, sofreram uma dura derrota na Copa, mas deram a volta por cima com o título em 2006 pelo Inter

Leomir (à direita) substituíra Abel Braga no jogo contra a LDU (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

A parceria entre Abel Braga e Leomir terá mais uma capitulo escrito nesta na Libertadores nesta quarta-feira. Suspenso pela Conmebol, o treinador será substituído pelo auxiliar na beira do gramado em partida decisiva diante da LDU, em Quito, na qual um empate garante o Flamengo nas oitavas de final. Trabalhando juntos há 20 anos, a dupla viveu momentos marcantes na Copa pelo Internacional, da queda na semifinal em 1989 à glória no título de 2006.

Ainda atuando como volante do Colorado, Leomir fazia parte do elenco do Colorado comandado por Abel Braga em 1989. Após vencer o Olímpia, do Paraguai, por 1 a 0 no jogo de ida, o Internacional foi derrotado por 3 a 2 no Beira-Rio e a vaga na decisão da Libertadores daquele ano foi para os pênaltis. 

Leomir foi um dos jogadores do Internacional que parou no goleiro Almeida e o Olímpia avançou à final. Uma dura derrota para Abel, Leomir e Internacional.

Leomir e Abel Braga no Colorado (Foto: Alexandre Lops/Internacional)

Dezessete anos depois, contudo, a história da dupla no Colorado teve um fim diferente. Já como auxiliar, Leomir ajudou o treinador na conquista do título continental em 2006, com o Internacional superando o São Paulo na decisão.

- Depois daquele 1989 me tornei um homem melhor, um pai melhor, e quis Deus que a justiça fosse feita - disse Abel ao "Uol", após o título, emocionado.

Leomir tornou-se auxiliar técnico de Abel Braga em 1999 e acompanha o treinador desde então. As exceções foram nos trabalhos de Abelão no Vasco e no futebol francês. Juntos no Fluminense, conquistaram o Brasileirão em 2012.

Na Gávea desde janeiro, a dupla já conquistou o Campeonato Carioca de 2019. Por uma questão médica, Leomir esteve na beira do gramado, no lugar de Abel, na decisão da Taça Rio, e o Flamengo venceu o Vasco nos pênaltis após o 1 a 1.

Agora, Leomir mais uma vez estará no comando da equipe. Para garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo precisa de um empate nesta quarta-feira, contra a LDU. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, e o LANCE! transmite o duelo em tempo real.