Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Retrospecto e vantagem embalam Flamengo para conseguir a classificação na Copa do Brasil

Apenas o Atlético-MG conseguiu o feito de eliminar o Rubro-Negro com dois gols de desvantagem

(Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Flamengo e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Com a vantagem construída no primeiro jogo (3 a 1 no Morumbi), o Rubro-Negro está confortável e precisa apenas confirmar a classificação. E, curiosamente, o retrospecto do Clube da Gávea também ajuda a equipe de Dorival Júnior. 

Das 25 participações do clube na história da Copa do Brasil, o Flamengo só foi eliminado uma vez após abrir vantagem de dois gols na ida. Foi em 2014, quando o Rubro-Negro venceu a ida por 2 a 0, mas sofreu uma goleada de 4 a 1 para o Atlético-MG, justamente nas semifinais do torneio. 

+ Veja a tabela da Copa do Brasil

No entanto, naquele ocasião, o Clube da Gávea decidiu a vaga na final fora de casa. Desta vez, a vantagem de dois gols foi obtida nos domínios do adversário e, agora, o Rubro-Negro terá a possibilidade de garantir a classificação no Maracanã, diante de sua torcida. 

RETROSPECTO EM SEMIFINAIS

Ao todo, o Flamengo atingiu as semifinais 13 vezes na Copa do Brasil, sem contar com este edição, e avançou em sete, totalizando 53% de aproveitamento. Nas oportunidades em que foi eliminado, com exceção do Atlético-MG, jamais teve vantagem de dois gols e, na maioria delas, sofreu com a regra do gol fora de casa. 

Quando decide em casa, o retrospecto é ainda melhor. Foram quatro confrontos e três classificações, que mostram a força do Maracanã lotado em noite de Copa do Brasil. Curiosamente, o Rubro-Negro jamais chegou derrotado da primeira partida ao Rio de Janeiro nestes casos. 

Classificações: 1990*, 1997, 2003, 2004, 2006*, 2013* e 2017

Eliminações: 1989, 1995, 1996, 2014, 2018 e 2021

+ Flamengo não deve repetir estratégia e corre risco com pendurados na Copa do Brasil

Flamengo terá a força do Maracanã a favor na semifinal (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

"TIME DAS COPAS" MUITO FORTE

Além da vantagem no retrospecto, o Flamengo também contará com o retorno do "time das Copas" após duas semanas de ausência. Com ele, o Clube da Gávea disputou sete partidas, venceu seis e empatou apenas uma. Além disso, sofreu apenas dois gols, justamente o que o adversário precisa para levar a decisão às penalidades. 

+ Braz confirma capacidade de 100 mil pessoas em novo estádio do Flamengo: 'Pode cravar'

Santos, Rodinei, Léo Pereira, David Luiz e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol. Essa é a provável escalação do Flamengo, que terá "força máxima" para o confronto. 

Tudo pode mudar, contudo, já que três jogadores estão pendurados e podem ficar suspensos em uma eventual decisão. Se receberem cartão amarelo, Everton Ribeiro, Gabigol e João Gomes ficam fora do jogo de ida da final. Ao contrário do que aconteceu contra o Vélez, nenhum dos três será preservado. 

Time das Copas está invicto na temporada (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

+ Copa do Brasil: Flamengo finaliza preparação e deve ter força máxima diante do São Paulo

Flamengo e São Paulo se enfrentam às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Quem se classificar à final da Copa do Brasil encara o vencedor do confronto entre Corinthians e Fluminense. As equipes empataram a ida em 2 a 2, no Maracanã.