Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo conhece adversários na fase de grupos da Libertadores 2021; veja tabela e curiosidades

Rubro-Negro terá pela frente LDU (EQU), Vélez (ARG) e Unión La Calera (CHI) no Grupo G 

Flamengo iniciará a busca pelo Tri diante do Vélez (Foto: CRIS BOURONCLE / AFP)
Escrito por

O Flamengo conheceu, nesta sexta-feira, os adversários na fase de grupos da Libertadores 2021. Em sorteio realizado na sede da Conmebol, o Rubro-Negro caiu no Grupo G e terá pela frente a LDU, do Equador, o Vélez Sarsfield, da Argentina, e o Unión La Calera, do Chile.

+ Flamengo x Palmeiras: final da Supercopa tem embate entre elencos valiosos; veja a comparação

A estreia do Flamengo no torneio, na semana do dia 21 de abril, será diante do Vélez Sarsfield, fora de casa. O clube rubro-negro fechará a participação na fase de grupos também contra os argentinos, mas no Maracanã.

Veja a tabela do Flamengo na fase de grupos:

1ª rodada - Vélez Sarsfield x Flamengo
2ª rodada - Flamengo x Unión La Calera
3ª rodada - LDU x Flamengo
4ª rodada - Unión La Calera x Flamengo
5ª rodada - Flamengo x LDU
6ª rodada - Flamengo x Vélez Sarsfield

Confira algumas curiosidades:

- Melhor sequência na história: Esta será a 17ª participação do Flamengo na história da Libertadores e a quinta consecutiva - algo inédito para o clube. Na vitoriosa década de 1980, o Rubro-Negro chegou a disputar, no máximo, quatro edições seguidas do torneio continental (1981, 82, 83 e 84).

- Adversário da campanha do Bi: Enfrentar a LDU na fase de grupos traz boas lembranças para o torcedor rubro-negro. Afinal, a equipe equatoriana estava no caminho do Flamengo na campanha do título conquistado em 2019. Na época, ainda sob o comando de Abel Braga, o clube carioca venceu por 3 a 1 no Maracanã e perdeu por 2 a 1 no Equador.

- Novamente na altitude: Essa será a quarta edição consecutiva da Libertadores que o Flamengo atuará a mais de 2500 metros acima do nível do mar na fase de grupos. Em 2018, o Rubro-Negro enfrentou o Independiente Santa Fé, em Bogotá (2600 metros). Em 2019, foi em dose dupla: o San José, em Oruro (3700 metros) e a LDU, em Quito (2850 metros). Em 2020, foi o Independiente del Valle, novamente em Quito. Relembre os resultados:

25/04/2018 - Independiente Santa Fé 0 x 0 Flamengo
05/03/2019 - San José de Oruro 0 x 1 Flamengo
24/04/2019 - LDU 2 x 1 Flamengo
17/09/2020 - Independiente del Valle 5 x 0 Flamengo

- De volta ao Equador: Assim como jogar na altitude, a viagem ao Equador não será novidade para o Flamengo. Além da LDU (em 2019) e o Del Valle (Recopa Sul-Americana e fase de grupos em 2020), o Rubro-Negro também enfrentou recentemente o Emelec (na fase de grupos de 2018 e nas oitavas de final de 2019) e o Barcelona de Guayaquil (em 2020). Dessa forma, o clube soma seis jogos no país nas últimos três temporadas. 

- "Rivalidade" há 26 anos: Em 1995, pela primeira fase da Supercopa da Libertadores, o Flamengo enfrentou o Vélez Sarsfield em Uberlândia e venceu por 3 a 0. No entanto, o resultado ficou em segundo plano. Aos 46 minutos do segundo tempo, Edmundo deu um tapa no argentino Flavio Zandoná, que prontamente revidou e depois ainda acertou um soco por trás que nocauteou o camisa 7. Imediatamente, Romário correu em direção ao lateral do Vélez e acertou uma voadora. Briga generalizada, invasão no campo e fim de jogo. A classificação ficou com o Flamengo, mas o jogo é celebrado até hoje pelos argentinos, que inclusive fizeram uma faixa com o momento do soco em Edmundo.