Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com tendência a mudanças, ‘jogo de memória’ de Dome passa a ser impulsionado a partir desta quarta

Técnico do Fla já sinalizou que tende a rodar o elenco em demasia. Para o próximo jogo, terá ótima chance para, independente das peças, se aproximar do desempenho almejado

Torrent deve escalar equipe de acordo com características do Santos, próximo rival (Foto: Alexandre Vidal / CRF)
Escrito por

O Flamengo está longe da colocação esperada para as cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O aproveitamento é de apenas 33,3% e, a partir desta quarta-feira, Domènec Torrent terá a oportunidade de impulsionar o "jogo de memória" que pretende instalar na equipe, uma vez que iniciará, pela primeira vez, uma "semana limpa" para treinamentos - e em dois períodos em dois dias consecutivos.

> Confira a tabela do Campeonato Brasileiro

Na última terça, o elenco folgou. O descanso se deu visando a carga elevada a contar da manhã desta quarta, no Ninho do Urubu, tendo ambos os períodos com atividades táticas.

Depois do segundo empate consecutivo no Maracanã, com Grêmio e Botafogo, respectivamente, Dome se amparou a esse tempo para aprimorar as suas preferências táticas, sobretudo.

- Acho que precisamos, todos os técnicos, de tempo. Aqui no Brasil precisamos muito mais porque jogamos muitos jogos e quase não tempos tempo para treinar. A cada dois dias tem jogo. Então é recuperação, treinamento tático e jogo. Agora temos semana limpa, longa e podemos trabalhar conceitos. Vamos treinar dois períodos dois, três dias. Porque precisamos trabalhar conceitos. Fisicamente pouco a pouco está melhor todo o elenco. Se quiser jogar de memória precisa de tempo. Impossível só jogar, recuperação, jogar novamente. É muito difícil. Jogar com estilo muito claro é mudar coisas - disse o treinador.

MAIS MUDANÇAS À VISTA

Seja por contratempos ou opções técnicas, Domènec Torrent ainda não repetiu a escalação nos cinco jogos que esteve à frente do Fla (veja todas abaixo). O posicionamento tático também tem sido alterado, o que tende a ser uma tônica no trabalho do catalão. Ou seja, é indicado o torcedor evitar comparações com Jorge Jesus, que priorizava a repetição das peças iniciais, quanto a este perfil.

Arrascaeta não gostou do banco: Dome sinaliza que rodará o elenco com frequência, como faz Guardiola (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

No último domingo, por exemplo, Torrent abriu mão do esquema com dois meias e dois atacantes, no triunfante 4-4-2 de outrora, e optou por um 4-3-3, escalando dois pontas e deixando Arrascaeta no banco de reservas - o que, inclusive, gerou uma indireta do uruguaio nas redes sociais

Até o jogo contra o Santos, no domingo, Domènec terá de seis a sete sessões de treinamentos, quando focará na exposição de suas ideias, justamente para que o tempo (pedido) para a repetição estimule o fator cognitivo de seus jogadores. E, provavelmente sem Gabigol e Rodrigo Caio (lesionados), o time a ser escalado tende a ser moldado de acordo com as características do Peixe, como costuma fazer o seu mentor, Pep Guardiola, em suas equipes. 

O fato é que Dome, mesmo respaldado internamente, já está ciente da pressão da torcida por resultados melhores. E esta semana limpa - a única até o reinício na Libertadores, dia 17 de setembro - pode ser o divisor de águas para a virada de chave, desempenho satisfatório e para o Fla se aproximar do almejado "jogo de memória". Em tempo: o jogo será às 16h deste domingo, na Vila Belmiro.

AS ESCALAÇÃO DE DOMÈNEC TORRENT ATÉ AQUI

Flamengo 0x1 Atlético-MG (1ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Vitinho), Arrascaeta (Pedro) e Everton Ribeiro (Michael); Bruno Henrique e Gabigol.

Atlético-GO 3x0 Flamengo (2ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Diego Alves; Rodrigo Caio, Gustavo Henrique (Rafinha), Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Vitinho (Pedro) e Everton Ribeiro (Arrascaeta); Bruno Henrique e Gabigol (César).

Coritiba 0x1 Flamengo (3ª rodada do Campeonato Brasileiro)
César; João Lucas, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol (Diego).

Flamengo 1x1 Grêmio (4ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Diego Alves; João Lucas (Renê), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Pedro), Arrascaeta e Everton Ribeiro (Vitinho); Bruno Henrique e Gabigol.

Flamengo 1x1 Botafogo (5ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Diego Alves; Matheuzinho, Rodrigo Caio (Thuler), Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Diego (Thiago Maia) e Everton Ribeiro (Pedro); Pedro Rocha (Vitinho), Bruno Henrique e Gabigol.