Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com perfil do Flamengo, Barbieri começa a ganhar força nos bastidores

Contratado em janeiro para a comissão técnica permanente, trabalho do jovem treinador é analisado de perto e tem apoio do novo diretor de futebol, Carlos Noval

Mauricio Barbieri comanda atividades no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

Carlos Noval assumiu a diretoria de futebol do Flamengo, oficialmente, nesta segunda-feira, e parece já ter uma preferência para o comando técnico do clube: Maurício Barbieri. O jovem treinador de 36 anos conta com o apoio do novo dirigente, que já tinha feito força para contratá-lo quatro anos, conforme o próprio revelou em sua primeira entrevista coletiva. Além disso, o Lance!  apurou com fontes ligadas ao Conselho Diretor rubro-negro, que o técnico pode sim ganhar uma chance para comandar o elenco principal.

Como o Flamengo só volta a jogar no dia 14 de abril, na estreia no Campeonato Brasileiro, a diretoria rubro-negra quer observar de perto o que ele pode apresentar. Inclusive, nos primeiros dias de trabalho, o técnico recebeu elogios de pessoas ligadas ao futebol e até mesmo de alguns jogadores.

As dificuldades do mercado também se tornaram empecilhos para o Flamengo. Luiz Felipe Scolari, Cuca e Renato Gaúcho são os nomes trabalhados no momento, mas cada um com uma situação diferente que pode impedir o acerto.

Felipão tem compromissos na Europa e conversa com dirigentes do Oriente Médio e China para definir o futuro. Cuca tem muita rejeição entre o Conselho Diretor e não se sabe, ainda, se tem disposição para assumir o cargo. Já Renato, em contrato com o Grêmio, não recebeu nenhuma oferta, mas sabe-se que apenas com altos vencimentos aceitaria o desafio. Com os gaúchos, não existe multa rescisória. Ele é o favorito da torcida e da maior parte dos conselheiros, inclusive.

Noval, em sua apresentação, afirmou que o RUbro-Negro pretende escolher o técnico para a sequência de 2018 até o fim de semana. Isso inclui a ideia de manter Barbieri como treinador.

Apesar de jovem, ele tem boas referências, principalmente do próprio Noval, que acompanha de perto - alguns anos - o trabalho de Maurício. No Audax Rio, fez um bom trabalho na base, onde teve os primeiros contatos com Carlos Noval. Não veio para o rubro-negro, porque foi promovido para o time principal. 

- Barbieri é um cara extremamente qualificado. Estudou para isso. É um treinador que se envolve em todos os departamentos, e ele se encaixa perfeitamente neste perfil - afirmou Noval, na sua apresentação.

Na primeira reunião feita pelos conselheiros, os nomes foram colocados na mesa. Barbieri tem alguma rejeição por ser inexperiente e muitos acreditam que uma aposta agora pode colocar o ano a perder. Afinal, no dia 18, já tem o terceiro confronto pela Copa Libertadores - contra o Santa Fe (COL) no Rio - competição que é a grande prioridade.

Contudo, mais duas reuniões decisivas ainda estão marcadas para esta semana e, se optar por alguém de fora, o Flamengo vai oficializar os primeiros contatos. Em paralelo, o trabalho de Mauricio Barbieri com o elenco será observado muito de perto. Os jogadores podem ser fundamentais para manutenção no comando técnico. Em especial as lideranças. A diretoria pretende conversar com alguns atletas para ter uma resposta definitiva.

- Existe a possibilidade vir alguém de fora ou a efetivação de Barbieri. Estamos avaliando. Pode ser o Barbieri e pode ser alguém de fora. Não tem possibilidade fechada - esquivou-se, Carlos Noval.

A pressa não é necessariamente a tônica da diretoria, por agora. Mesmo trabalhando com a possibilidade, o Flamengo segue atento ao mercado e ciente que precisa dar uma resposta para a torcida. Pesa contra Barbieri também, o fato que o treinador já pode iniciar com rejeição. Por isso, em caso de efetivação, o Fla pode não confirmar inicialmente que vai mantê-lo, seguirá, oficialmente, em busca de um comandante efetivo.

Mauricio Barbieri iniciou a carreira em 2013 no Audax Rio, depois ficou três anos no Red Bull Brasil e passou pelo Guarani e Desportivo Brasil, até chegar ao Flamengo.