Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Renato Gaúcho usa trio como exemplo e dá novo passo na recuperação de atletas no Flamengo

Em baixa, Bruno Viana e Léo Pereira serão titulares contra o ABC nesta quinta-feira. Casos de Gustavo Henrique, Michael e Vitinho servem de inspiração para dupla

Bruno Viana será titular contra o ABC nesta quinta-feira (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

Além do 100% de aproveitamento e das goleadas em sequência, o início de trabalho de Renato Gaúcho no Flamengo vem sendo marcado por outro fator: a recuperação de atletas que estavam em baixa. São os casos de Gustavo Henrique, Michael e Vitinho, que superaram as críticas e voltaram a ser peças importantes no elenco rubro-negro. 

Agora, o objetivo do treinador é resgatar outros dois jogadores: Bruno Viana e Léo Pereira. Com a dupla de zaga titular poupada, os dois serão titulares na partida do Flamengo contra o ABC, nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), pelas oitavas da Copa do Brasil. O LANCE! acompanha o duelo em Tempo Real.

+ Dirigentes do Flamengo na Europa: veja quem são os alvos e outras opções interessantes no continente

Apesar de um ano de diferença entre as contratações, os zagueiros têm histórias parecidas no Flamengo. Ambos chegaram sob a expectativa de assumirem a titularidade, mas nunca conseguiram se firmar. Em meio à onda de questionamentos, eles amargaram longos períodos no fim da fila de preferência e sem entrar em campo.

Único reforço do Flamengo para a temporada, Bruno Viana não começa um jogo como titular desde a derrota para o Atlético-MG, em 7 de julho - a última partida de Rogério Ceni. Na ocasião, ele não aproveitou a oportunidade e foi um dos piores em campo. Desde que Renato chegou, o zagueiro disputou apenas quatro minutos, na vitória sobre o Defensa y Justicia, na Argentina.

+ Flamengo x ABC: prováveis times, desfalques, onde assistir e palpites

Léo Pereira, por outro lado, foi titular nas duas primeiras partida do treinador - contra Defensa y Bahia - mas voltou para o banco após o retorno de Rodrigo Caio. Sem muito créditos com Ceni, o zagueiro disputou apenas 10 jogos na atual temporada - sendo sete como titular - e ainda busca recuperar o nível apresentado no Athletico-PR em 2019.

Renato Gaúcho em treino no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

RENATO APOSTA NA CONVERSA

A volta por cima de Gustavo Henrique, Vitinho e Michael nas últimas semanas não foi por acaso. Desde que chegou, Renato Gaúcho deu atenção especial aos casos desses jogadores e apostou na conversa para elevar a confiança deles. O resultado pode ser visto em campo com gols, assistências e atuações melhores do que as que eles vinham tendo anteriormente.

- Gosto de conversar, saber o que está acontecendo, como os jogadores estão se sentindo, posicionamento, função, e passar muita confiança. Tenho bastante opção e procuro conversar mais com os jogadores que estavam sendo criticados, não tinham caído nas graças da torcida. É importante passar confiança, saber o que está acontecendo e melhorar os jogadores - disse Renato, em coletiva de imprensa.

+ Confira os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil

Apesar da fragilidade do ABC, a partida desta quinta será importante para Bruno Viana e Léo Pereira começarem a seguir os passos dos companheiros. Com dificuldade para contratar, o Flamengo se agarra na possibilidade de ter reforços caseiros para fortalecer o elenco na disputa das três competições que restam na temporada.