Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Climão’ entre Flamengo e CBF esquenta semifinal da Copa do Brasil

Clube da Gávea tem série de divergências com a entidade e vê, na véspera da primeiro jogo da semifinal, Corinthians "ganhar" o reforço de Fagner, cortado da Seleção Brasileira

Lucas Paquetá está no centro do "conflito" entre Flamengo, Corinthians e CBF (Foto: Andre Melo Andrade/Eleven)
Escrito por

Flamengo e Corinthians entram em campo na quarta-feira, às 21h45, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Por si só, o clássico nacional já desperta grande atenção e é de grande rivalidade entre os torcedores, mas a sequência de desentendimentos entre os clubes e CBF esquentou os bastidores do duelo.

O Flamengo se posicionou publicamente contra decisões tomadas pela CBF envolvendo a data do confronto, escolha do árbitro e convocação da Seleção Brasileira. O LANCE! levantou os conflitos entre Flamengo, Corinthians e CBF.

CONVOCAÇÃO DE LUCAS PAQUETÁ

Ter um jogado criado na Gávea convocado para a Seleção Brasileira tornou-se motivo de indignação no Flamengo. Um dos principais nomes do Rubro-Negro na temporada, Lucas Paquetá foi chamado por Tite para os amistosos contra Estados Unidos - vitória por 2 a 0 na última sexta - e El Salvador. O problema é que o segundo compromisso do Brasil acontece na véspera da semi da Copa do Brasil, contra o Corinthians. O jogo de ida será nesta quarta, dia 12, no Rio.

Tite justificou a convocação e informou ter convocado apenas um atleta de cada clube envolvido na Copa do Brasil (Dedé, do Cruzeiro, e Fagner, do Corinthians estavam na lista, que não tinha ninguém do Palmeiras) para não prejudicá-los ainda mais nas competições que não pararam para a data Fifa. 

A repercussão foi negativa, mas a CBF e o treinador mantiveram a posição. O Fla estudou pedir a dispensa de Paquetá do amistoso contra El Salvador, com o atleta retornando ao Brasil no último sábado, mas não avançou na conversa.

A tendência é que o jogador atue por alguns minutos nesta terça, nos Estados Unidos, retornando ao Rio de Janeiro em voo fretado pelo Rubro-Negro, junto ao Cruzeiro, para trazerem Paquetá, Cuéllar e Dedé a tempo das semifinais.

CBF NÃO ATENDE PEDIDO DE ADIAMENTO

Com as eliminações nas oitavas de final da Copa Libertadores, Flamengo e Corinthians tiveram duas datas "abertas" no calendário. Assim, a diretoria rubro-negra pediu o adiamento do primeiro jogo da semifinal para o dia 19, garantindo a participação dos "selecionáveis" de ambos os clubes, mas a CBF vetou a mudança de data "em respeito ao estatuto do torcedor e ao calendário do futebol" brasileiro aprovado ainda em 2017. A diretoria do Corinthians não se posicionou publicamente - decisão que não foi bem recebida na Gávea.

BRÁULIO DA SILVA MACHADO SERÁ O ÁRBITRO

Em sorteio realizado pela CBF, foi definido que Bráulio da Silva Machado apitará a partida entre Flamengo e Corinthians no Maracanã. O presidente Bandeira de Mello classificou como "absurdamente revoltante" e uma "falta de respeito" só a inclusão do árbitro catarinense no sorteio. A posição do Rubro-Negro explica-se pela atuação do juiz na partida entre Flamengo e Palmeiras, pelo Brasileirão.

Na partida no Allianz Parque, disputada antes da Copa do Mundo. o Palmeiras cometeu 21 faltas, recebeu quatro cartões amarelos e três vermelhos. Por sia vez, o Flamengo fez 18 faltas, recebeu cinco cartões amarelos e três vermelhos. O clube da Gávea reclamou de falta de critério do juiz Bráulio da Silva Machado.

CORTADO DA SELEÇÃO, FAGNER REFORÇA O RIVAL

O último episódio envolvendo CBF, Flamengo e Corinthians antes da semifinal teve Fagner como protagonista. O lateral-direito, homem de confiança de Tite, acabou desconvocado da Seleção Brasileirão após ser diagnosticada uma lesão na coxa esquerda do jogador, em 2 de setembro. A previsão de recuperação foi de três a quatro semanas, prazo que o tiraria dos amistosos do Brasil e do jogo contra de quarta-feira, no Rio. No entanto, o camisa 2 deve atuar no Maracanã.

O Corinthians e a CBF já informaram que não há impedimento jurídico para que o lateral-direito entre em campo, devido à desconvocação da seleção. Desta forma, apenas dois clubes envolvidos nas semifinais da Copa do Brasil podem ter desfalques por conta da Seleção Brasileira: Flamengo e Cruzeiro.