Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cinco anos depois, Flamengo tem cenário oposto no gol e vive segurança com Santos

Rubro-Negro foi vice-campeão nacional e continental em 2017 com grandes problemas no gol e vê goleiro como uma das contratações mais importantes da temporada

Goleiro tem sido fator diferencial para o Flamengo na temporada (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

As últimas lembranças do Flamengo em uma final de Copa do Brasil não foram boas. Vice-campeão em 2017 para o Cruzeiro, o Rubro-Negro viu os goleiros Thiago e Muralha serem taxados de vilões. Na época, Diego Alves, contratado após 10 anos no futebol espanhol, não pôde ser inscrito e ficou de fora da decisão. Agora, de volta a uma final nacional e outra continental em 2022, o Fla se vê em um cenário oposto e conta com uma de suas grandes contratações recentes: Santos.

Na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo que definiu a vaga na final da Copa do Brasil, o goleiro foi novamente muito seguro, salvou nos momentos em que o Fla sofreu pressão no início da partida e garantiu mais uma decisão para a carreira. Contratado em abril deste ano, Santos custou cerca de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 15,5 milhões, segundo a cotação da época) após deixar o Athletico-PR, onde foi formado e era titular desde 2018.

+ VÍDEO: Veja a festa da torcida do Flamengo antes de jogo contra o São Paulo, pela Copa do Brasil

No currículo, Santos tem duas Copas Sul-Americanas, uma Copa do Brasil e três Estaduais. Pela Seleção Brasileira, foi campeão dos Jogos Olímpicos de 2021. Já no primeiro ano de Flamengo, pode adicionar mais uma edição do torneio mata-mata nacional à lista, além da Libertadores e até do Campeonato Brasileiro, um sonho um pouco mais distante neste momento.

+ Veja a tabela da Copa do Brasil

Nos vice-campeonatos em 2017, o Flamengo foi o time com mais jogos na temporada no Brasil e viu as 42 baixas por lesões decretarem o insucesso. Na época, Reinaldo Rueda não conseguiu contar com Thiago no segundo jogo da final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro por uma fratura no punho esquerdo. César, na época quarta opção, foi testado na Sul-Americana, mas Alex Muralha acabou sendo a cara daquele fracasso contra o Cruzeiro.

Santos tomou conta da posição desde a chegada de Dorival Júnior (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O torcedor rubro-negro espera que o roteiro nas decisões deste ano seja diferente. O Flamengo decide a final da Libertadores contra o Athletico-PR, ex-time de Santos, no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador. Já na Copa do Brasil, espera o vencedor de Fluminense e Corinthians, que será definido nesta quinta-feira. Os dois jogos são nos dias 12 e 19 de outubro.

+ Flamengo garante valor milionário em premiação e supera expectativas na Copa do Brasil


Santos foi titular em 28 jogos do Flamengo na temporada e sofreu 24 gols. Diante do São Paulo, no segundo jogo da semifinal, fez cinco defesas, sendo quatro dentro da área. Com o goleiro, que é titular inclusive no Brasileirão, o Flamengo volta a campo no próximo domingo, às 16h, para o clássico diante do Fluminense. Este será o primeiro Fla-Flu do goleiro na carreira.