Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

CBF diz em nota que Flamengo merece ser considerado ‘hepta’

Título do Rubro-Negro, no último fim de semana, reacendeu a polêmica com o Sport sobre o Brasileirão de 1987 e fez entidade que comanda o futebol se posicionar sobre o tema

Título do Flamengo reacendeu polêmica sobre campeão de 1987 (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Sem jogar, o Flamengo conquistou o título brasileiro de 2019 antecipado, no último fim de semana, e reacendeu a polêmica sobre o Campeonato Brasileiro de 1987. Depois de se referir ao clube como hexacampeão, em reportagem do site "UOL", a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou atrás e divulgou nota em que considera o Rubro-Negro merecedor da designação de heptacampeão, mesmo reconhecendo o Sport oficialmente como o campeão brasileiro daquele ano. 

– A CBF esclarece que, ao longo do processo judicial sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, defendeu que o título fosse compartilhado entre Sport Clube do Recife e Clube de Regatas do Flamengo. A decisão judicial determinou que o Sport Clube do Recife fosse considerado o Campeão Brasileiro daquele ano. Sob o ponto de vista esportivo, a CBF, a título de opinião, considera que o Clube de Regatas do Flamengo é merecedor da designação de heptacampeão brasileiro – diz a nota.

Entenda o caso

O clube da Gávea se considera dono de sete títulos brasileiros: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019. O Sport, no entanto, entrou na Justiça para ser reconhecido como único campeão da Copa União do ano de 1987.

Há 32 anos, a CBF, em grave crise financeira, abriu mão de organizar o Brasileirão, deixando a tarefa a cargo do Clube dos 13. O torneio foi chamado de Copa União, da qual o clube de Recife sagrou-se campeão.

Meses depois, a CBF voltou atrás e organizou um outro campeonato os times divididos em dois módulos, verde e amarelo. O módulo verde era composto pelos clubes integrantes do Clube dos 13, enquanto o amarelo abrigava as equipes que não jogaram a Copa União.

Ao final da disputa, o Flamengo, campeão do módulo verde, e o Internacional, vice-campeão, se recusaram a jogar contra o Sport e o Guarani, vencedor e vice, do módulo amarelo. A situação deu início à polêmica.

Em 2017, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) bateu o martelo e declarou o Sport como único campeão de 1987.