Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Caderninho e mudanças táticas: Vítor Pereira dá cartão de visitas em estreia pelo Flamengo

Treinador apresentou alternativas para o Rubro-Negro brilhar em 2023, como nova função de Arrascaeta

Vítor Pereira ganhou oportunidade no Flamengo após passar pelo Corinthians (Reprodução/ Instagram)
Escrito por

Anotações, reações contidas e muitas conversas: assim foi a primeira vez Vítor Pereira na área técnica do Flamengo. Neste domingo, o português fez sua estreia no cargo e viu a equipe vencer a Portuguesa, no Maracanã, por 4 a 1. Ao longo dos 90 minutos, o treinador trocou impressões a todo instante com sua comissão técnica e buscou orientar individualmente os atletas.

+ Veja as principais movimentações do Flamengo no mercado da bola

Com o auxílio de um caderninho, Vítor Pereira fez anotações sempre que possível. Inclusive depois de Gabigol marcar o segundo gol do Rubro-Negro - veja no vídeo abaixo. Na primeira etapa, Fabrício Bruno, Varela e Everton Ribeiro, que atuam pelo lado mais próximo da área técnica, foram os que mais ouviram o técnico.

As reações do treinador, ao comemorar os gols ou ao orientar o time, foram contidas. É verdade também que a Portuguesa, apesar de ter feito um gol, não ameaçou o domínio do Flamengo em nenhum momento da partida.

BASE MANTIDA E MUDANÇAS PONTUAIS

Com a mesma base que foi campeã da Copa do Brasil e da Libertadores, o Flamengo de Vítor Pereira abriu pouca brecha para mudanças. No entanto, pelo comportamento na estreia, o português e sua comissão técnica fizeram alguns ajustes pontuais. Ao contrário do que acontecia na equipe de Dorival Júnior, Arrascaeta e Everton Ribeiro, meias de criação, estão caindo mais pelas pontas.

Vítor Pereira teve cerca de duas semanas para trabalhar antes da estreia (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Isso fica evidenciado na formação defensiva do Flamengo, que vê os meias, especialmente o uruguaio, ajudando bastante na marcação com Ayrton Lucas e Varela. Arrascaeta, que tinha mais liberdade com Dorival Júnior, recebeu uma tarefa árdua, mas importante demais para que a engrenagem do Rubro-Negro funcione.

Com a responsabilidade maior dos meias, Pedro e Gabigol, dupla que dominou a temporada de 2022, ganha ainda mais liberdade para criar e, principalmente, marcar muitos gols. Gabriel, agora atuando como camisa 10, flutua entre as linhas e municia o centroavante de ofício do time, além de ter sinal verde para finalizar. Os dois balançaram as redes na vitória sobre a Portuguesa-RJ.

+ Direitos de transmissão dos Estaduais 2023: onde assistir cada torneio na televisão e internet

Vítor Pereira deve ter mais dois dias de treinos até viajar para o Espírito Santo, local do próximo compromisso do Flamengo pelo Campeonato Carioca. O Rubro-Negro volta a campo na quarta-feira, às 19h, para enfrentar o Madureira, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica.