Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em busca de novo título, Flamengo defende bom retrospecto no Mané Garrincha; relembre jogos marcantes

Após conquistar a Supercopa 2020 no estádio, Rubro-Negro buscará repetir o feito neste domingo, às 11h, diante do Palmeiras 

Gabi comemora após conquistar a Supercopa em 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

O retrospecto do Flamengo no Mané Garrincha dá uma dose a mais de confiança para a disputa da Supercopa do Brasil, neste domingo, às 11h (de Brasília), contra o Palmeiras. Afinal, desde a inauguração do estádio em 1974, o Rubro-Negro disputou 63 partidas, perdeu apenas em seis ocasiões e acumula um aproveitamento superior a 66%.

+ Flamengo x Palmeiras: final da Supercopa tem embate entre elencos valiosos; veja a comparação

Apesar de acumular partidas no Mané Garrincha desde a década de 1970, o Flamengo passou a ter uma relação mais forte com o estádio a partir de 2013, quando ele foi reinaugurado após a reforma para a Copa do Mundo. Nos últimos oito anos, o clube passou a tratar Brasília como "segunda casa" e disputou 29 partidas no local.

O aproveitamento do Flamengo no palco, inclusive, vem melhorando nos últimos tempos. A última derrota do clube no local foi há quase cinco anos, em junho de 2016. Curiosamente, o adversário daquela partida foi o Palmeiras, que venceu por 2 a 1, no jogo que ficou marcado pela expulsão do zagueiro César Martins ao "defender" uma bola em cima da linha.

Desde então, o Flamengo atuou 13 vezes no Mané Garrincha e não perdeu mais. Neste período, foram 10 vitórias e apenas três empates - um aproveitamento de 84% - e um título conquistado: a Supercopa do Brasil, em fevereiro de 2020, contra o Athletico-PR.

Para melhorar, o clube vem de uma sequência de cinco triunfos seguidos no estádio. O último deles foi em janeiro deste ano e também diante do Palmeiras: 2 a 0, com gols de Luan (contra) e Pepê.

+ L! analisa: o que mudou no Flamengo do título da Supercopa de 2020 até a decisão de 2021

RAIO-X DO FLAMENGO NO MANÉ GARRINCHA

Antes da reforma (1976-2010):
​- 34 jogos
- 21 vitórias
- 10 empates
- 3 derrotas
- 71,5% de aproveitamento

Depois da reforma (2013-2021):
- 29 jogos
- 13 vitórias
- 13 empates
- 3 derrotas
- 60% de aproveitamento

JOGOS MARCANTES RECENTES:

Flamengo 0 x 0 Santos - 26/05/2013 (leia mais)

O primeiro jogo do Flamengo no Mané Garrincha após a reforma para a Copa do Mundo. Pela primeira rodada do Brasileirão de 2013, o Flamengo enfrentou o Santos e empatou por 0 a 0. Mas, no fim das contas, o placar zerado ficou em segundo plano. Afinal, a partida ficou marcada por dois fatos curiosos: a despedida de Neymar antes de partir rumo ao Barcelona e a estreia de Gabigol como profissional. Na época, os quase 60 mil flamenguistas presentes no estádio não sabiam, mas estavam vendo o início da carreira do grande ídolo atual do Rubro-Negro.

Flamengo 2 x 1 Grêmio - 21/08/2016 (leia mais)

Com o Maracanã indisponível em função das Olimpíadas do Rio, o Flamengo mandou o confronto contra o Grêmio, pela 21ª rodada do Brasileirão, em Brasília. E quis o destino que o Mané Garrincha recebesse a estreia de uma das principais contratações rubro-negras dos últimos anos: Diego Ribas. Na época com a camisa 35, o meia foi titular e ainda marcou o segundo gol da vitória por 2 a 1 diante do Tricolor Gaúcho. Antes, Leandro Damião havia aberto o placar.

Diego comemora gol na estreia (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Flamengo 4 x 1 Vasco - 17/09/2019 (leia mais)

Os 65.418 torcedores que lotaram o Mané Garrincha naquele dia presenciaram uma das grandes atuações do Flamengo de Jorge Jesus. Com grande atuação coletiva, o Rubro-Negro goleou o Vasco por 4 a 1 pela 15ª rodada do Brasileirão e encostou no Santos, até então líder da competição. Bruno Henrique abriu o placar com um golaço e foi o grande nome da noite. Além dele, Diego Alves, com dois pênaltis defendidos, e Gabigol, com dois gols marcados, também se destacaram. Arrascaeta fechou a goleada de pênalti.

Flamengo 3 x 0 Athletico-PR - 16/02/2020 (leia mais)

Disputar a Supercopa do Brasil no Mané Garrincha não será novidade para o Flamengo. No ano passado, diante de 50 mil pessoas, o clube enfrentou o Athletico-PR no estádio e garantiu a taça inédita ao vencer por 3 a 0. Em nova atuação dominante da equipe de Jorge Jesus, o Rubro-Negro construiu a vitória com tranquilidade e gols de Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta.