Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barbieri explica Vitinho como ‘falso 9’ e não culpa cansaço por eliminação

Técnico do Flamengo diz que classificação para as quartas de final da Libertadores não aconteceu "por detalhes" e defendeu planejamento de força máxima em todas frentes

(Foto: Ricardo Moreira/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

A vitória por 1 a 0 no Mineirão não foi suficiente para o Flamengo seguir vivo na Copa Libertadores. Após perder por 2 a 0 na ida, no Rio de Janeiro, a equipe de Maurício Barbieri precisava de, no mínimo dois gols diante do Cruzeiro em BH, e o técnico fez mudanças no ataque para o duelo: saiu o centroavante - Uribe ou Henrique Dourado - e entrou Marlos, que formou dupla com Vitinho.

O comandante do Flamengo explicou a opção pela dupla de maior velocidade.

- A ideia era em função das características do Cruzeiro e dos zagueiros, Léo e Dedé, serem mais de imposição física. Queríamos levar eles para outro jogo, um mais apoiado, para tabelar nas costas do volante. Conseguimos em alguns momentos, em outros não. É natura que o adversário se ajeite durante o jogo também. Mais uma vez, os detalhes não nos ajudaram - analisou o treinador.


A eliminação na Libertadores aconteceu por conta da atuação ruim no jogo de ida, no Maraca. Em agosto, o time teve uma sequência de partidas e, na visão do técnico, a opção por entrar em todas frentes - Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil - com força máxima não pode ser responsabilizada pela queda.

- É difícil dizer o quanto (a estratégia) teve de participação. Enfrentamos todas com o mesmo empenho. Temos número baixo de lesões em relação aos rivais, isso mostra que estamos colocando (os jogadores) em melhores condições. O tamanho do Flamengo exige que entre em todas competições para vencer. Isso não cabe a Maurício. Jogar a responsabilidade da eliminação nesse quesito não seria honesto - disse Barbieri, antes de dizer se concorda com o planejamento:

- Essa decisão precisa ser compartilhada. O técnico não é maior que o clube. O clube é maior do que o presidente, os jogadores, do que qualquer pessoa. Temos que tomar as decisões pensando no melhor para o clube. Estou convicto que tomamos a decisão correta e queremos mostrar isso no fim - finalizou.

Confira outras respostas do técnico Maurício Barbieri:

PESO DA ELIMINAÇÃO


Era um grande objetivo da temporada. Eliminação aconteceu no detalhe, no erro do primeiro jogo, que teve até um placar dilatado. O segundo gol, em que o Lucas Silva finalizou e encontrou o Thiago dentro da área, foi assim. Sem tirar o mérito do Cruzeiro. Uma grande equipe com um grande treinador. Foram dois grandes jogos e o detalhe fez a diferença em casa. Por alguns detalhes, não fizemos o segundo gol. Pela dedicação, pelo que a equipe jogou, está de parabéns. A eliminação causa uma dor grande, mas temos que usar essa dor para crescer. Temos que virar a página e domingo já temos um novo desafio.

OPÇÃO POR VITINHO COMO 'FALSO 9'
 
É uma possibilidade que temos. Pelas características do Cruzeiro e pelo que imaginávamos pensar do jogo, achamos que era o momento. Assim pode acontecer em outras partidas. Podemos usar um homem mais fixo, Uribe, Dourado, Lincoln, em outras oportunidades. A sabedoria está em escolher o momento certo para cada estratégia.